O brasileiro João Fonseca apareceu nesta segunda-feira (17) no posto de número 60 do ranking mundial da ATP. Ele ganhou nada menos do que vinte colocações após conquistar o Challenger de Phoenix um dia antes, no domingo (16). A lista mostra, ainda, ele como o 19º melhor tenista do mundo neste ano e o mais novo entre os top-300. A próxima parada é o Masters 1000 de Miami, que começa nesta quarta-feira (19).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
João Fonseca, de apenas 18 anos, somou 205 pontos nesta semana para chegar a 955 e saltar da 80ª para a atual posição. Antes desta segunda, o melhor ranking dele foi registrado há exato um mês, em 17 de fevereiro, quando apareceu na 68ª colocação. Fonseca entrou no top 100 em 27 de janeiro, dia em que assumiu o 99º lugar do ranking da ATP.
- Alice Peroni e João Vitor Acioly vencem Copa Rio de Pentatlo
- Toldo e Pekelman encerram Torneio de Porto Alegre com ouro
- Bia Haddad e Siegemund viram jogo dramático em Madri
- Corinthians e Campinas vencem e se classificam para a Copa LBF
- Lorrayna avança à final do japonês; Rosamaria para na semi
Quase perfeito
A conquista do Challenger de Phoenix veio cedendo apenas um set, para o alemão Jan Lennard Struff na segunda rodada. Os outros quatro jogos foram em sets diretos. Na primeira rodada bateu Pavel Kotov, depois o francês Hugo Gaston nas quartas, o japonês Kei Noshikori na semifinal e, na final, o cazaque Alexander Bublik, este último em dois tie-breaks.
Top-19
O ranking da ATP mostra ainda mais dois importantes detalhes sobre João Fonseca. O primeiro é que ele é o 19º melhor do mundo neste ano com 682 pontos. Está logo à frente do argentino Francisco Cerundolo, número 24 do mundo. Vale lembrar que, no final do ano, os oito melhores da temporada disputam o ATP Finals de Turim.
O outro detalhe de destaque é que João Fonseca é o tenista mais novo entre os 300 melhores do mundo no ranking da ATP. Depois do brasileiro, o primeiro com a mesma idade que aparece é o norueguês Nicolai Budkov Kjaer, o 306 do mundo. Mais novo que eles, quem aparece é o alemão Justin Engel, de 17 anos, o 353º colocado.