Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad avança à 3ª rodada do Australian Open pela primeira vez

Bia Haddad atropela promessa russa e chega na terceira rodada do Australian Open pela primeira vez na carreira

Bia Haddad cerra os punhos e vibra com classificação no Australian Open
(Foto: Divulgação/Australian Open)

A brasileira Beatriz Haddad Maia (12ª) bateu a russa Alina Korneeva (179ª), na madrugada desta quarta-feira (17), e avançou para a terceira rodada do Australian Open. Ela fez uma partida dominante e venceu por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2), após 1h21min. É a primeira vez que Bia supera a segunda rodada do Grand Slam australiano.

Vindo de uma estreia dura contra a tcheca Linda Fruhvirtová, Bia teve um duelo mais tranquilo contra Korneeva, russa de apenas 16 anos de idade, que aparece na 179ª colocação do ranking munduial e superou o qualifying para chegar na chave principal. Antes de encarar Bia, Korneeva havia batido a espanhola Sara Sorribes Tormo (52ª).

Cabeça de chave número 10 do torneio, Bia Haddad conseguiu impor seu favoritismo e foi dominante para vencer em sets diretos. Em ambas as parciais, venceu com duas quebras de vantagem: 6/1 no primeiro set e 6/2 no segundo. Bia encarou apenas três break points em toda a partida – todos eles em um único game -, mas conseguiu salvá-los.

Com a grande vitória, Bia Haddad se classificou para a terceira rodada do Australian Open, atingindo um feito inédito em sua carreira. Ela já havia chegado na segunda fase do Grand Slam australiano em três oportunidades (2018, 2019 e 2022), mas jamais tinha ultrapassado essa barreira. No acumulado, ela soma cinco vitórias e quatro derrotas em Melbourne.

Quase que um repeteco da segunda rodada, Bia agora enfrentará outra jovem russa na próxima fase. Trata-se de Maria Timofeeva, que tem 20 anos de idade e que, assim como Korneeva, veio do quali. Em sua campanha até aqui, ela superou a francesa Alize Cornet (110ª) e a dinamarquesa Caroline Wozniacki (252ª).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis