Siga o OTD

Tênis

João Fonseca jogará o circuito universitário a partir de 2024

Líder do ranking mundial juvenil, João Fonseca fecha acordo com a Universidade de Virgínia, segundo jornalista

João Fonseca em ação durante treino da Copa Davis; ele jogará no tênis universitário a partir do ano que vem
(Foto: Danish Tennis Federation)

O brasileiro João Fonseca, atualmente líder do ranking mundial juvenil de tênis, deve disputar o circuito universitário norte-americano a partir do ano que vem. De acordo com o jornalista especializado Gill Gross, o carioca de 17 anos se comprometeu com a forte Universidade de Virgínia para jogar lá a partir de agosto de 2024. Até lá, ele seguirá disputando torneios do circuito profissional.

A Universidade de Virgínia, também chamada de UVA, é uma das universidades mais reconhecidas academicamente nos Estados Unidos e possui um dos melhores programas do tênis universitário norte-americano. A UVA é a número um do ranking da modalidade, tendo vencido seis campeonatos da NCAA (principal divisão universitária) nos últimos dez anos. João e a família chegaram a ter outras propostas, mas optaram pela Virgínia.

Principal promessa do tênis brasileiro, João Fonseca é o número um do mundo no juvenil. Ele assumiu a liderança do ranking depois que foi campeão do US Open, há dois meses, tornando-se o terceiro brasileiro a ser campeão de um Grand Slam na categoria. Enquanto aguarda a chegada do próximo ano, o carioca disputará o circuito profissional. Seu próximo compromisso será o Challenger de Brasília, a partir de 20 de novembro.

Neste momento, João está em Turim, na Itália, servindo como sparring para os atletas que disputam o ATP Finals. Por lá, teve a oportunidade de treinar com grandes estrelas do tênis mundial, como o espanhol Carloz Alcaraz. Além disso, o brasileiro venceu o russo Andrey Rublev, quinto colocado do ranking mundial, por 6/4, em um set treino realizado neste domingo (12).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis