Siga o OTD

Tênis

De olho no top-10, Bia Haddad disputa o WTA 1000 de Madrid

Número 14 do mundo, Bia Haddad disputa o WTA 1000 de Madrid ao lado de outros quatro brasileiros

Bia Haddad enquanto comemora às vésperas do WTA 1000 de Madrid
(Foto: Porsche Tennis Grand Prix)

Beatriz Haddad Maia disputa nesta semana o WTA 1000 de Madrid, na Espanha, um dos torneios mais importantes do circuito mundial de tênis. Ela é uma das cabeças de chave do evento e já está garantida na segunda rodada de simples. Bia ainda disputará o torneio de duplas ao lado de Victoria Azarenka. O Brasil também conta com a participação de Thiago Monteiro (simples), Luisa Stefani, Rafael Matos e Marcelo Melo (duplas). Os canais ESPN e o Star+ transmitem o Masters ao vivo.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Atualmente na 14ª colocação do ranking mundial individual, Bia Haddad tem como meta chegar no top-10 em breve. O WTA 1000 de Madrid pode ser um passo importante nessa jornada, pois o campeão ganha 1.000 pontos na classificação. Hoje, Bia tem 2.276 pontos, enquanto a décima colocada, a tcheca Petra Kvitova, acumula 3.162 pontos. Assim, a depender dos resultados, a brasileira pode alcançar o objetivo com uma boa campanha no saibro espanhol.

Bia no individual do WTA 1000

Vindo das quartas de final do WTA 500 de Stuttgart, Bia é a única representante brasileira no torneio individual feminino. Ela já está garantida na segunda rodada (fase de 32 avos) e aguarda a vencedora do confronto entre a canadense Leylah Fernandez (49ª), vice-campeã do US Open 2021, e a jovem russa Mirra Andreeva (194ª), de apenas 15 anos, que vem de 13 vitórias e dois títulos seguidos na temporada.

Bia Haddad no WTA 500 de Stuttgart
(Foto: Porsche Tennis Grand Prix)

A brasileira de 26 anos já enfrentou Fernandez uma vez, com uma vitória e uma derrota. Em caso de ida à terceira rodada, Bia poderá enfrentar a polonesa Magda Linette, número 19 do mundo. Já nas oitavas, poderá cruzar com a ucraniana Marta Kostyuk (36ª) ou a belarrussa Aryna Sabalenka, vice-líder do ranking.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta será a segunda vez que Bia Haddad disputará a chave principal do WTA 1000 de Madrid. No ano passado, ela entrou como lucky loser e perdeu na primeira rodada para a eslovena Tamara Zidansek. A atual edição começou nesta segunda-feira (24) e vai até o dia 7 de maio. Os jogos começam a partir das 06h, no horário de Brasília.

Outras disputas no Masters de Madrid

Além disso, Bia Haddad jogará o torneio de duplas femininas. Atual número 20 do mundo nesse estilo, ela terá a icônica Victoria Azarenka, da Rússia, como parceira. A dupla enfrentará na primeira rodada a estadunidense Desirae Krawczyk e a holandesa Demi Schuurs, cabeças de chave número 3. Por outro lado, a medalhista olímpica Luisa Stefani, 25ª do mundo, disputará a chave de duplas, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski. Cabeças 6, elas estrearão contra a estadunidense Sofia Kenin e a polonesa Magda Linette.

Gabriella Dabrowdki e Luisa Stefani enquanto se cumprimentam durante jogo do MASTERS
Gabi Dabrowski e Luisa Stefani (Foto: Divulgação/WTA)

Já nas duplas masculinas, o Brasil contará com a participação de Marcelo Melo e Rafael Matos. Melo faz dupla com o alemão Alexander Zverev, campeão olímpico, e enfrentará o espanhol Davidovich Fokina e o finlanlês Emil Ruusuvuori. Enquanto isso, Matos terá o espanhol David Vega Hernandez como parceiro, enfrentando Carballes Baena/Landaluce, da Espanha, na estreia. Em caso de ida à segunda rodada, Matos poderá encarar Koolhof/Skupski, cabeças de chave número 1.

Por fim, o cearense Thiago Monteiro fecha a lista de participantes brasileiros no Masters de Madrid. Número 97 do mundo, ele enfrentará na primeira rodada um adversário vindo do qualifying. Caso avance, terá o russo Karen Kachanov, cabeça de chave número 10, na segunda rodada. Felipe Meligeni e Laura Pigossi disputaram o qualifying, mas não avançaram.

Ficha técnica

Competição: Masters de Madrid (ATP 1000 e WTA 1000)
Datas: 24 de abril a 7 de maio
Horários: a partir das 06h (horário de Brasília)
Brasileiros: Bia Haddad (simples e duplas), Luisa Stefani (duplas), Thiago Monteiro (simples), Marcelo Melo (duplas) e Rafael Matos (duplas)
Onde assistir ao vivo: ESPN e Star+

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis