Siga o OTD

Tênis

Bia perde semifinal em Eastbourne e encerra sequência invicta

Bia Haddad perde para Kvitová na semifinal de Eastbourne e encerra sequência de 12 vitórias seguidas

Bia Haddad perde para tcheca em Eastbourne US Open United Cup
Bia Haddad teve grande campanha na grama britânica (Foto: Jimmie48)

Acabou a sequência de vitórias da brasileira Beatriz Haddad Maia. Depois de 12 triunfos e dois títulos seguidos, a tenista brasileira foi derrotada nesta sexta-feira (24) pela tcheca Petra Kvitová por 2 sets a 0 (7/6[5] e 6/4), na semifinal do WTA 500 de Eastbourne. Por outro lado, Fernando Romboli e Rafael Matos se garantiram na final do Challenger de Milão e do ATP 250 de Mallorca, respectivamente.

+ Gui Santos é escolhido pelo Golden State Warriors no Draft da NBA

Foi praticamente uma revanche da tcheca contra a brasileira. As duas tenistas haviam se enfrentado há dez dias, na estreia do WTA 250 de Birmingham, e Bia Haddad levou a melhor em 2 sets a 0. Kvitová veio com muito ânimo para o duelo desta sexta-feira e foi muito firme em todos os pontos. Ela foi praticamente perfeita e não deu chances para a brasileira.

Apesar de ter havido apenas uma quebra em todo o jogo, o duelo durou quase duas horas (1h58min). As duas atletas confirmaram seus serviços com muita dificuldade no primeiro set e a decisão foi para o tie-break. Lá, Kvitová venceu por 7/5. Já na segunda parcial, a tcheca saltou a frente logo no primeiro game e assim permaneceu até o fim, sem ceder break points para Bia, fechando em 6 a 4.

“Primeiramente, preciso parabenizar a Kvitova que me mostrou, mais uma vez, do que as grandes campeãs são feitas. Ela sacou muito bem e foi muito agressiva o jogo todo. Da minha parte, tive um pouco de dificuldade em ler o saque dela. Mesmo já sabendo de algumas tendências de saque, devolvi muito abaixo do que vinha devolvendo e muito abaixo do necessário para pressionar uma jogadora deste nível”, disse Bia, exaltando a adversária.

“Além disso, joguei o primeiro game do segundo set sem tanto capricho e concentração na execução, e a somatória disso com o baixo desempenho na devolução culminaram no resultado. Sigo aprendendo e focada em evoluir para o próximo desafio”, continuou a brasileira.

No geral, Bia venceu 12 partidas consecutivas na grama. Além da semifinal em Eastbourne, a paulistana foi campeã dos WTA 250 de Nottingham e Birmingham, encerrando a preparação para Wimbledon em alta.

“Muito feliz. Não só pelas três semanas na grama até aqui, mas também pela minha evolução ao longo do ano. Consegui jogar em alto nível e sigo saudável. Me sinto pronta para lutar por cada ponto em Wimbledon”, finalizou, já de olho no Grand Slam da grama.

(Foto: facebook/BiaHaddadMaia)

Na final do WTA 500 de Eastbourne, Kvitová enfrentará a letã Jelena Ostapenko (14ª) ou a italiana Camila Giorgi (26ª). A outra semifinal acontece ainda na manhã desta sexta-feira. A final está programada para o sábado (25).

Wimbledon

Bia Haddad entrou em Eastbourne como a 29ª colocada do ranking mundial e deve ganhar duas posições na próxima atualização com a campanha no WTA 500. Kvitová, por sua vez, aparecia na 31ª colocação, aparecendo momentaneamente em 30º por sua ida à final do torneio inglês. As duas serão cabeças de chave em Wimbledon, que este ano não contará pontos para o ranking mundial.

Por falar em Wimbledon, que é o próximo compromisso de Bia Haddad, o sorteio do Grand Slam foi realizado nesta sexta. A brasileira vai estrear contra a eslovena Kaja Juvan (60ª). Em caso de vitória, terá a húngara Dalma Gálfi (89ª) ou a australiana Maddison Inglis (129ª) na rodada seguinte. Kvitová, por sua vez, que é bicampeã de Wimbledon e um dos maiores nomes da grama mundial, vai enfrentar a italiana Jasmine Paolini (72º) na estreia.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rafael Matos e Fernando Romboli em finais

Se o dia foi ruim para Bia Haddad, foi bom para os duplistas brasileiros. Rafael Matos, junto ao parceiro espanhol David Vega Hernández, avançou à final do ATP 250 de Mallorca após vencer Marcelo Arévalo/Jean-Julien Rojer, cabeças de chave número 1, por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 10/7). Rafael e David enfrentarão a dupla sul-americana formada pelo uruguaio Ariel Behar e pelo equatoriano Gonzalo Escobar.

Já Fernando Romboli, que joga ao lado do italiano Luciano Darderi, venceu Vladyslav Manafov/Grigoriy Lomakin por 2 sets a 0 (6/2 e 7/6) e avançou à final do Challenger de Milão, na Itália. Cabeças de chave número 4, eles enfrentarão a segunda parceria mais bem ranqueada do torneio, que é formada pelo equatoriano Diego Hidalgo e pelo colombiano Cristian Rodriguez.

Felipe Meligeni também avançou em um Challenger, mas jogando em simples. Ele derrotou o compatriota João Lucas Reis por 2 a 0 (6/4 e 6/2) e chegou na semifinal em Buenos Aires. Cabeça de chave número 2, o brasileiro vai enfrentar o argentino Francisco Comesana na fase seguinte.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis