Siga o OTD

Basquete

Gui Santos é escolhido pelo Warriors no Draft da NBA

Gui Santos, ala de 20 anos, é selecionado pelo Golden State Warriors no Draft e jogará a NBA

Gui Santos Golden State Warriors Draft NBA Summer League
Gui Santos comemora escolha no Draft da NBA (Foto: Divulgação)

E o presente de aniversário veio. Gui Santos, que completou 20 anos na última quarta-feira, dia 22, foi escolhido pelo Golden State Warriors, atual campeão, na 55ª posição do segundo round do NBA Draft 2022, que aconteceu na noite desta quinta-feira (23).

+ Damiris faz 15 pontos em vitória do Minnesota Lynx na WNBA

Gui se torna assim o 16º brasileiro a ser selecionado pela principal liga de basquete do planeta e o primeiro do país pela franquia de San Francisco. Ele será o quarto brasileiro a vestir a camisa da equipe (Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa e Scott Machado foram os outros). Após o anúncio, o ala lembrou da intensidade dos treinos pré-Draft e da alegria com a escolha ‘inesperada’.

“Eu estava no quarto já, achei que não ia dar mais, estava indo dormir, esfriar a cabeça. Aí meu agente, Aylton, me ligou e disse ‘vai pra sala agora e liga a TV! Conseguimos!’. E eu falei ‘não brinca comigo assim, não’. E aconteceu! Eu nem esperava mais… E de repente os Warriors me escolhem! Nem sei o que dizer. É muito mais do que um presente, é um sonho que está se realizando. É o melhor presente de aniversário que eu já ganhei. Um sonho meu, da minha família, dos meus amigos”, afirmou ele, que usará a camisa 10.

Treinos pré-Draft

Gui Santos chegou aos Estados Unidos em meados de maio para um período de treinamentos na Flórida, se preparando para os treinos pré-Draft. Durante as primeiras semanas de junho, o brasileiro treinou para Orlando Magic, Boston Celtics, Charlotte Hornets, Portland Trail Blazers, Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Phoenix Suns, Sacramento Kings, Cleveland Cavaliers e Houston Rockets. Mas o treino em San Francisco foi especial.

“Fiz bons treinos e treinei bem lá. Me senti muito bem. E encontrei com o Leandrinho também, com quem joguei em Minas. Foi especial. Deixei tudo o que eu tinha nos treinamentos, foi muito intenso, um período de exaustão, de entrega, mas valeu muito a pena. Tudo valeu muito a pena. Tenho que agradecer a muita gente por estar aqui, por tudo ter dado certo, pelo apoio e por acreditarem em mim. Tudo que aconteceu na minha vida, tudo foi sempre muito difícil, viver esse momento é incrível”, comentou.

Carreira

Gui Santos, que tem como agentes os brasileiros Aylton Tesch e Arlem Lima, foi um dos principais destaques do basquete brasileiro na última temporada, atuando pelo Minas Tênis Clube. Terceiro colocado na FIBA BCLA (2022) – repetindo a campanha de 2021 -, foi campeão da Copa Super 8 (2021) e único jogador da América Latina selecionado para o Nike Hoops Summit (2021) – o evento não aconteceu em razão da pandemia de COVID-19 -, além de liderar a equipe no terceiro lugar do NBB 2021-2022 com média de 10,1 pontos, 5,1 rebotes, 2,0 assistências e 11,4 de eficiência.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em 2021, foi eleito Destaque Jovem e Jogador de Maior Evolução do NBB. Em 2022, o ‘Sexto Homem do Ano’.

Dois brasileiros disputaram a temporada 2021-2022 da NBA: Raul Neto (Washington Wizards) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans/Portland Trail Blazers). Antes de Gui Santos, 15 brasileiros foram draftados pela NBA, sendo que três deles não atuaram na liga (Paulão Prestes, Oscar Schmidt e Marquinhos Abdala).

Mais em Basquete