Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad salta três posições no ranking mundial e entra no top 30

Brasileira foi campeã dos dois últimos torneios que disputou, ambos WTA 250 de grama na Inglaterra, em uma sequência de dez vitórias, duas delas contra campeãs em Wimbledon

Bia Haddad Maia tênis ranking mundial de tênis
(WTA/arquivo)

A brasileira Bia Haddad Maia saltou três posições e apareceu nesta segunda-feira (20) na 29ª colocação do ranking mundial de tênis da WTA. Ela vem de uma sequência de dez vitórias e dois títulos em torneios de grama 250 na Inglaterra, o primeiro em Nottingham e, no domingo (19), em Birmingham. Neste segundo, Bia precisou superar duas ex-campeãs de Wimbledon, Grand Slam inglês que fecha a temporada de grama a partir do dia 27.

Bia Haddad começou o mês de junho no 48º lugar do ranking mundial de tênis e subiu 16 posições após conquistar o WTA 250 de Nottingham. Ela ganhou cinco jogos para chegar ao título, sendo a principal vitória contra a grega Maria Sakkari, quinta do mundo e cabeça de chave número 1 na competição. Logo a seguir, disputou o WTA 250 de Birmingham já como a 32ª do mundo e venceu mais cinco partidas até levantar a taça. Na campanha, venceu com autoridade a checa Petra Kvitová, bicampeã de Wimbledon em 2011 e 2014, e, na semifinal, ninguém menos que a romena Simona Halep, ex-número 1 vencedora do Grand Slam inglês em 2019.

Obstáculos externos

Além das duas ex-campeãs, a trajetória em Birmingham teve obstáculos fora de quadra. Primeiro foi a interrupção do jogo pelas oitavas de final contra a polonesa Magdalena Frech. Bia perdia no terceiro set com uma quebra abaixo e, no dia seguinte, teve de impôr uma virada de tirar o fôlego para avançar. No mesmo dia, voltou à quadra para enfrentar e vencer a italiana Camila Giogi. A próxima rival seria Halep, mas mais uma vez um fator externo, desta vez a chuva, forçou o adiamento do duelo de sábado (18) para domingo (19). A final foi curta, já que a adversária, a chinesa Shuai Zhang, precisou abandonar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis