Siga o OTD

Tênis

Chinesa abandona e Bia Haddad é campeã do WTA de Birmingham

Após do título em Nottigham na semana passada, Beatriz Haddad Maia foi campeã em Birmingham com vitórias neste domingo sobe Simona Halep e Shuai Zhang

Beatriz Haddad Maia WTA 250 de Birmingham
Paul ELLIS / AFP

Pouco tempo depois de vencer a semifinal contra Simona Halep, Beatriz Haddad Maia voltou à quadra para enfrentar a chinesa Shuai Zhang, 54ª colocada do ranking, na decisão do WTA 250 de Birmingham. O confronto, no entano, durou apenas 37 minutos. A brasileira vencia o primeiro set por 5/4, quando a adversária abandonou a disputa. Com isso, a canhota é campeã pela segunda semana seguinte, já que domingo passado ela levantou o troféu em Nottingham.

Os títulos nas duas semanas, com 10 vitórias seguidas na grama, garantirão Bia na 29ª colocação do ranking, a melhor de sua carreira. No caminho para as conquistas venceu jogadoras tops, como Maria Sakkari (em Nottingham) e as campeãs de Grand Slam Petra Kvitova e Simona Halep (Birmingham). “É um começo na grama muito melhor do que esperávamos. Eu vim fazer o meu melhor e tive muitos jogos duros desde a semana passada. Joguei contra jogadoras do topo do tênis e isso foi me dando confiança para seguir sendo agressiva e fazendo as minhas coisas. Estou feliz com o trabalho que vem sendo feito e animada para os próximos”, completou.

Na decisão deste domingo, apesar do pouco tempo de jogo, o duelo começou difícil para a Beatriz Haddad Maia. Shuai Zhang conseguiu um quebra logo de cara e abriu 2/0, mas a brasileira reagiu, logo empatou o jogo e estava à frente no momento em que a chinesa desisitiu.

“Hoje foi um dia especial e mentalmente difícil. O título não veio da forma como eu gostaria, com a Shuai se retirando da partida e tudo mais. Da mesma forma, também joguei por 3 horas antes, então nós duas estávamos cansadas. A janela ali de descanso é curta, a gente precisa tomar banho, comer, recuperar e já mudar o chip pra seguir pro próximo jogo”, disse a paulistana, destacando a dificuldade do dia.

Foi o segundo jogo do dia das duas finalistas, já que as semifinais, que seriam disputadas no sábado, mudaram para o domingo por causa da chuva em Birmingham. Enquanto Beatriz Haddad Maia venceu Simona Halep com parciais de 6/3, 2/6 e 6/4 em 2h14, Shuai Zhang passou por Sorana Cirstea em 2h10.

“O jogo contra a Halep foi mentalmente duro. Me entreguei muito para fazer dar certo. Isso tudo vem com o trabalho duro que eu e minha equipe estamos construindo. Eles deixaram meu corpo no jeito para esta semana e também não posso deixar de falar do Rafa (Paciaroni, técnico), que vem trabalhando minha parte mental. Nós nos entregamos 200% em tudo que fazemos e ele é um cara que me tira da minha zona de conforto dentro e fora de quadra o tempo todo. Isso me faz uma pessoa muito forte e competitiva”, agradeceu a brasileira.

No duelo contra Simona Halep, Beatriz Haddad Maia encarou uma adversária que a havia batido nas duas vezes em que se enfrentaram, no Torneio de Wimbledon de 2017 (7/5 e 6/3) e no Aberto da Austrália deste ano (6/2 e 6/0).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mas a história foi completamente diferente neste domingo. Beatriz Haddad Maia mostrou logo de cara que faria tudo para derrotar a rival pela primeira vez na carreira. A brasileira impôs um 6/3 no primeiro set com autoridade. Mas Simona Halep reagiu e venceu o segundo por 6/2.

No terceiro set, Bia tinha uma quebra na frente e vencia por 4/3 quando não conseguiu confirmar seu saque. Apesar disso, a brasileira não se intimidou, devolveu a quebra no game seguinte e depois sacou para fechar o jogo em 6/4.

“É um começo na grama muito melhor do que esperávamos. Eu vim fazer o meu melhor e tive muitos jogos duros desde a semana passada. Joguei contra jogadoras do topo do tênis e isso foi me dando confiança para seguir sendo agressiva e fazendo as minhas coisas. Estou feliz com o trabalho que vem sendo feito e animada para os próximos”.

MAIS RESULTADOS

Além da final disputada por Bia Haddad, teve tenista brasileiro disputando título no ITF de Skopje, na Macedônia. Orlando Luz enfrentou o romeno Stefan Palosi, mas foi derrotado com parciais de 6/4, 1/6 e 6/3 e ficou com o vice-campeonato.

No ATP 250 de Eastbourne, Thiago Monteiro furou o quali ao vencer o chinês Juncheng Shang com parciais de 6/4 e 6/2. Já no ATP 250 de Mallorca, Marcelo Melo e o sul-africano Raven Klaasen foram eliminados na primeira rodada ao pederem para os alemães Kevin Krawietz e Andreas Miles com parciais de 6/7 (7/9), 6/3 e 11/9.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis