Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad assume 32º lugar do ranking da WTA

Bia Haddad ganha 16 posições após título em Nottingham e assume 32ª colocação do ranking mundial

Bia Haddad Maia sobe ranking mundial WTA WTA 250 de Birmingham
Bia Haddad está perto do top-30 mundial (Foto: WTA)

Após a excelente semana em solo britânico, que culminou nos títulos de simples e de duplas do WTA 250 de Nottingham, Bia Haddad Maia pegou o elevador e ganhou 16 posições no ranking mundial individual, aparecendo em 32º lugar na classificação divulgada nesta segunda-feira (13). É a primeira vez que ela entra no top-40 do mundo.

+ Campeã olímpica de curling: “Não vejo a hora de conhecer o Brasil”

Bia iniciou a última semana como a 48ª colocada do ranking mundial. Como cabeça de chave número 7 do torneio de simples em Nottingham, ela venceu cinco jogos, incluindo um contra a grega Maria Sakkari, quinta colocada do ranking. Na final, a brasileira derrotou a norte-americana Alison Riske por 2 sets a 1 (6/4, 1/6 e 6/3).

A tenista pode entrar no top-30 do ranking ainda nesta semana, mas precisará chegar longe no WTA 250 de Birmingham, disputado também na Inglaterra. Bia Haddad fará sua estreia contra a tcheca Petra Kvitová, ex-número 2 do mundo e atual 31ª colocada, já nesta terça-feira (14).

De forma disparada, a líder do ranking mundial de simples feminino segue sendo a polonesa Iga Swiatek. Ela tem 8631 pontos contra 4510 da segunda colocada, a estoniana Anett Kontaveit. Em 32º lugar, Bia Haddad tem 1403 pontos.

Já na classificação para o WTA Finals – as oito melhores tenistas da temporada dispuam um torneio ao fim do ano -, a brasileira também subiu para o 31º lugar. Antes de Nottingham, ela estava em 55º, ou seja, deu um salto de 24 posições.

Duplas e outras posições

Em duplas, Bia Haddad também foi campeã no WTA de Nottingham, ao lado da chinesa Shuai Zhang. Com a campanha, ela entrou no top-30, aparecendo agora em 27º lugar, apenas uma posição atrás de Luisa Stefani, que segue em processo de recuperação de uma lesão.

Em simples, a segunda melhor tenista no feminino é Laura Pigossi. A medalhista olímpica não entrou em ação nesta semana e caiu uma posição, aparecendo agora em 125º. Carol Meligeni é a 201ª, enquanto Gabriela Cé é a 242ª.

Tênis masculino

Entre os homens, a situação do tênis brasileiro não é nada satisfatória. Na classificação individual da ATP divulgada nesta segunda, apenas Thiago Monteiro aparece no top-200. Ele está em 96º, tendo ganhado três posições em relação à última semana. Felipe Meligeni é o 214º, enquanto Matheus Pucinelli é o 228º e Thiago Wild, o 254º.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por outro lado, Daniel Dutra Silva segue subindo e agora já é o 236º, apenas cinco lugares atrás de seu melhor ranking, de 2009. Gabriel Decamps é o 340º, a melhor posição de sua carreira.

Já nas duplas, Bruno Soares é o 31º, enquanto Marcelo Melo subiu para 39º após a semifinal em S-Hertogenbosch na última semana. Rafael Matos vem logo atrás, em 41º. Felipe Meligeni e o 77º.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis