Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad vence bicampeã de Wimbledon na estreia do WTA de Birmingham

Bia Haddad vence Petra Kvitová, bicampeã de Wimbledon, e avança às oitavas do WTA de Birmingham, na grama

Bia Haddad WTA Birmingham
(Foto: Instagram/@wilsontennis_br)

Bia Haddad Maia está imparável. Dois dias depois de conquistar o título do WTA de Nottingham, a tenista brasileira fez sua estreia no WTA 250 de Birmingham, nesta terça-feira (14), também disputado na grama, no Reino Unido. E o resultado não poderia ser diferente: vitória! Bia despachou a tcheca Petra Kvitová, bicampeã de Wimbledon, por 2 sets a 0 (7/6 [4] e 6/2), em apenas 53 minutos de jogo.

+ Duplas brasileiras são eliminadas no Aberto da Indonésia de badminton

Número 32 do ranking mundial, Bia teve um páreo duro nesta primeira rodada. Além do cansaço acumulado por ter feito nove jogos em cinco dias na última semana – ela foi campeã de simples e de duplas em Nottingham -, a brasileira ainda encarou uma atleta experiente. Kvitová (31ª) tem 32 anos e é um dos grandes nomes da grama. Além de ser bicampeã em Wimbledon (2011 e 2014), ela também já foi duas vezes campeã em Birmiingham (2017 e 2018).

O primeiro set do jogo foi bem disputado. As duas atletas trocaram duas quebras na parcial, mas com vantagem para a tcheca, que chegou a ter o saque para fechar o set em 5/3. Bia forçou o tie-break, onde foi superior e venceu por 7/4. Já na segunda parcial, a brasileira se impôs desde o início e confirmou seus serviços rapidamente, conseguindo duas quebras no final. Assim, ela venceu por 6/2.

Bia Haddad agora soma seis vitórias consecutivas na grama. Tanto Nottingham quanto Birmingham são preparatórios para o Grand Slam de Wimbledon, que será disputado em julho. Atual 32ª colocada do ranking mundial, a brasileira deve chegar ao Major britânico como uma das cabeças de chave. Vale lembrar, porém, que a edição deste ano de Wimbledon não contará pontos para o ranking.

Já garantida nas oitavas de final do WTA de Birmingham, Bia enfrentará a polonesa Magdalena Frech, (91ª). A brasileira ainda não está somando pontos para o ranking mundial. Caso chegue às quartas, passará a subir na classificação, podendo entrar no top-30 em uma ida à semifinal.

Thiago Monteiro avança em Parma

O dia também foi de vitória para o tenista número 1 do Brasil. Thiago Monteiro (96º) venceu o português João Domingues (333º) por 2 sets a 1 (5/7, 6/2 e 6/4), em sua estreia no Challenger de Parma, na Itália. Cabeça de chave número 8 do torneio, o brasileiro vai enfrentar o local Giulio Zeppieri (173º) nas oitavas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já no Challenger de Blois, na França, Gabriel Decamps (340º) perdeu para o argentino Camilo Carabelli (131º) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3). O brasileiro havia furado o quali e fazia sua estreia na chave principal competição, enquanto o adversário é o cabeça de chave número 3 do torneio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis