Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad derrota Maria Sakkari e vai à semi em Nottingham

Bia Haddad vence Maria Sakkari, cabeça de chave número 1, e vai à semi do WTA de Nottingham. Marcelo Melo também avança na Holanda

Bia Haddad avança no WTA 250 de Nottingham WTA 500 de Eastbourne serena willims série invicta invencibilidade
(Foto: Matthew/@mjappleby9)

O início da temporada de grama está sendo animador para os tenistas brasileiros! /Nesta sexta-feira (10), Bia Haddad Maia e Marcelo Melo venceram os cabeças de chave número 1 de seus respectivos torneios e avançaram às semifinais. Bia passou pela grega Maria Sakkari no WTA 250 de Nottingham, enquanto Marcelo Melo e o parceiro sul-africano Raven Klaasen derrotaram os franceses Mahut/Pierre-Hugues Herbert no ATP 250 de S-Hertogenbosch.

Bia Haddad avança à semi no Reino Unido

Num jogaço, Bia Haddad bateu a grega Maria Sakkari, quinta colocada do ranking mundial e cabeça de chave número 1 em Nottingham, por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/3). Por ser um confronto entre duas cabeças de chave, o duelo foi muito equilibrado. Nenhuma das duas tenistas se sobresaiu sobre a outra e a partida foi disputada ponto a ponto.

+ Sátila, Pepê e Desnos vão às semis da Copa do Mundo de canoagem slalom

Número 48 do ranking mundial, Bia Haddad levou a melhor no primeiro set, quando conseguiu uma quebra sobre a grega em 4 a 2. A brasileira teve o saque em 5 a 3, para fechar a parcial, mas foi quebrada. Ela, no entanto, conseguiu voltar a frente logo na sequência, no serviço da adversária, e ganhou o set por 6 a 4.

O segundo set teve uma tônica muito semelhante ao primeiro, mas de maneira inversa. Apesar de ter ficado muito irritada com os games finais da parcial anterior – chegou a quebrar uma raquete de raiva -, Sakkari deu muito trabalho para Bia quando a brasileira sacou. Haddad chegou a salvar três breaks, mas foi quebrada no sétimo game, em 4 a 3. A grega confirmou os serviços finais e devolveu o 6 a 4 do set anterior.

Já na parcial decisiva, foi Bia Haddad quem deu muito trabalho para a grega em seus serviços. A brasileira teve quatro oportunidades de quebrar o serviço de Sakkari logo em seu primeiro game de saque, mas todas foram desperdiçadas. No oitavo game, Bia salvou seis game points e passou a frente após oito igualdades para conseguir a quebra, em 5 a 3. Ela sacou para o jogo e conseguiu a vitória, em 6 a 3.

Bia Haddad se garantiu na semifinal do WTA 250 de Nottingham, onde enfrentará a tcheca Tereza Martincová (60ª). Atualmente número 48 do mundo, Bia deve dar um salto na próxima atualização com a campanha em Nottingham, aparecendo na 42ª colocação. Caso chegue na final, ela entrará no top-40. Em caso de título, já ficará próxima do top-30.

Bia Haddad e Zhang na semi de duplas

Poucas horas depois de jogar em simples, Bia Haddad se juntou à chinesa Shuai Zhang para disputar o torneio de duplas. Elas derrotaram Latisha Chan, de Taiwan, e Samantha Stosur, da Austrália, por 2 sets a 1 (6/1, 6/7 [6] e 10/8). Bia e Zhang, que formam a dupla número 1 do torneio, vão enfrentar Chan Hao-ching, de Taiwan, e a japonesa Shuko Aoyama na semifinal da competição.

Marcelo Melo e Klaasen na semi na Holanda

Se Bia Haddad fez um jogão contra Sakkari, Marcelo Melo não ficou para trás. Jogando com o parceiro sul-africano Raven Klaasen, ele venceu os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut por 2 sets a 0 (7/6 [6] e 6/4) e chegou na semi do ATP 250 de S-Hertogenbosch, na Holanda.

Marcelo Melo joga ao lado de Raven Klaasen na temporada de grama
Marcelo Melo faz sua estreia na temporada de grama (Foto: Thiago Ribeiro – @agothi21)

Apesar de duelarem contra os cabeças de chave número 1 do torneio, Melo e Klaasen não se intimidaram. Logo no primeiro serviço de saque dos adversários, conseguiram uma quebra e já saltaram a frente do placar. Mahut/Hebert, porém, devolveram no quinto game. O placar permaneceu igualado e a parcial foi decidida no tie-break, onde o brasileiro e o sul-africano levaram a melhor, ganhando por 8 a 6.

O segundo set seguiu bem equilibrado, com confirmações de serviço rápidas. Melo e Klassen conseguiram uma brecha no quinto set, passando a frente em 3 a 2. Daí, eles confirmaram seus saques seguintes e fecharam o duelo em 6 a 4.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na próxima fase, Marcelo Melo e o companheiro enfrentarão os autralianos Matthew Ebden/Max Purcell. Esta é a terceira semifinal de Marcelo Melo nesta temporada. Junto ao croata Ivan Dodig, ele chegou até a semi no ATP de Adelaide, em janeiro. Já com o argentino Máximo Gonzalez, o brasileiro foi o vice-campeão do ATP de Lyon.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis