Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad bate tcheca e vai à final do WTA 250 de Nottingham

Bia Haddad vence tcheca e se classifica para a final do WTA 250 de Nottingham, disputado na grama

Bia Haddad bate tcheca WTA Nottingham
Bia Haddad comemora mais uma vitória (Foto: WTA)

Bia Haddad Maia está na final do WTA 250 de Nottingham! A tenista brasileira se classificou para a decisão do torneio após passar pela tcheca Tereza Martincová neste sábado (11). Bia venceu o primeiro set por 6/3 e encaminhava a vitória na segunda parcial quando a adversária desistiu. A brasileira ainda aguarda a oponente da final, que virá do confronto entre a norte-americana Alison Riske e a suíça Viktorija Golubic.

+ Davi Silva surpreende e conquista medalha no Aberto de Santo Domingo de badminton

Embalada pela grande vitória sobre a grega Maria Sakkari, quinta colocada do ranking mundial, nas quartas de final, Bia Haddad se impôs desde o início contra Martincová, 60ª do mundo. Cabeça de chave número 7, ela confirmou seus saques do primeiro set com relativa tranquilidade e forçou duas quebras à adversária, vencendo por 6/3.

A brasileira seguiu bem melhor na segunda parcial e logo conseguiu uma nova quebra, abrindo 4/1. A tcheca, que se mostrou muito irritada com a derrota no primeiro set, solicitou atendimento médico após o quinto game do segundo set. Visivelmente abatida, decidiu abandonar a partida e Bia Haddad foi declarada vencedora. Todo o duelo durou apenas 43 minutos.

Números

Esta é a primeira vez que Bia Haddad se classifica para uma final de um torneio de grama da WTA. Considerando todos os tipos de piso, esta é apenas a segunda vez que a brasileira se garante numa decisão de um evento de nível 250. A primeira ocorreu em Seul, em 2017 (à época, era chamado de “International”), no qual ela ficou com o vice-campeonato.

Na atual temporada, Bia já havia atingido finais em duas oportunidades: nos WTA 125 de Saint-Malo e de Paris, ambos na França. Em Saint Malo, ela conquistou o título, naquele que é o principal triunfo de sua carreira de simples, enquanto em Paris, ficou com o vice.

A tenista brasileira chegou a Nottingham como a 48ª colocada do ranking mundial, mas vai dar um grande salto na próxima atualização da classificação. Com a campanha no torneio, Bia está somando 137 pontos e ganhando dez posições no ranking, aparecendo momentaneamente na 38ª colocação. Em caso de título, ela irá para o 32º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bia ainda se garantiu na final do torneio de duplas femininas, ao lado da chinesa Shuang Zang. Elas formam a parceria cabeça de chave número 1 e derrotaram na semi, poucas horas depois da vitória da brasileira em simples, Chan Hao-ching, de Taiwan, e Shuko Aoyama, do Japão, por duplo 6/4. Em caso de título, Bia irá para a 27ª colocação do ranking de duplas, ficando a uma posição de Luisa Stefani, número 1 do Brasil.

Marcelo Melo cai em S-Hertogenbosch

Se o dia foi de comemoração para Bia Haddad, não foi para Marcelo Melo. O brasileiro, jogando ao lado do sul-africano Raven Klaasen, perdeu na semifinal do ATP 250 de S-Hertogenbosch e deu adeus à competição. A parceria foi derrotada pelos australianos Ebdden/Purcell por 2 sets a 1 (1/6, 7/5 e 10/6).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis