Siga o OTD

Thiago_Monteiro lista dos brasileiros classificados para os jogos olímpicos de tóquio

Tênis

Thiago Monteiro vence estreia em Roland Garros; Bia Haddad avança na Eslovênia

Thiago Monteiro teve atuação consistente e encara duelo inédito com número 88 do mundo em Roland Garros

(Instagram/thiagomonteiro94)

Thiago Monteiro vence estreia em Roland Garros; Bia Haddad avança na Eslovênia

A semana começou com o pé direito para o tênis brasileiro. Nesta segunda-feira (31), Thiago Monteiro estreou na chave principal de Roland Garros, na França e avançou após uma boa vitória. E no quali do ITF W25 de Otocec, na Eslovênia, Bia Haddad voltou às quadras após algumas semanas também com vitória. Já no Challenger de Biella, na Itália, Felipe Meligeni avançou, enquanto João Menezes foi eliminado na estreia. Confira os detalhes.

+Com atuação sólida, Brasil bate o Japão e volta a vencer na Liga das Nações

Thiago Monteiro avança em Roland Garros

Único brasileiro na chave principal de simples de Roland Garros, Thiago Monteiro estreou com o pé direito. Após a desistência do canadense, Milos Raonic, o brasileiro encarou o lucky-loser argentino, Francisco Cerundolo, e venceu com tranquilidade, por sets diretos, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/3.

Assim, Thiago Monteiro terá pela frente o estadunidense Steve Johnson, que venceu, de virada, o compatriota Frances Tiafoe. O brasileiro nunca enfretou Johnson, que é o número 88 do mundo e já alcançou a terceira rodada de Roland Garros três vezes na carreira.

“Estou muito feliz com a vitória na estreia, foi um jogo muito positivo. Consegui impor um ritmo muito bom e é sempre bom avançar em sets diretos, evitando o desgaste num torneio de cinco sets. O Cerundolo é um jogador muito agressivo e que vem muito bem nesse ano, principalmente no saibro, então foi muito importante eu jogar firme e agressivo, do jeito que eu gosto. Acredito que consegui fazer isso muito bem, além de jogar bem nos momentos chaves do jogo, que foi o mais importante”, disse Monteiro, que completa 27 anos nesta segunda-feira.

Nas duplas, Thiago Monteiro fará sua estreia na quarta-feira (2), jogando ao lado do australiano John Milmann. O Brasil ainda tem Bruno Soares, Marcelo Melo e Marcelo Demoliner na chave de duplas masculina. Já Luisa Stefani, no entanto, passou por uma cirurgia de apêndice e não participará do Grand Slam francês.

Bia Haddad e Felipe Meligeni avançam

De volta às quadras, Bia Haddad estreou com vitória no ITF W25 de Otocec, na Eslovênia. A brasileira venceu a primeira rodada do quali diante da alemã Nastasja Schunk por duplo 6/4. Agora, ela encara a russa Erika Andreeva por uma vaga na chave principal do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK

Já no Challenger de Biella, na Itália, Felipe Meligeni estreou com vitória tranquila sobre o italiano Roberto Marcora, por 6/3 e 6/1. Assim, ele avança às oitavas de final e espera o vencedor do duelo entre o cabeça de chave sete, Martin Klizan, e o argentino Andrea Collarini. Além disso, Felipe Meligeni também fará dupla com o gaúcho Rafael Matos. Os dois aparecem como cabeças 1 da semana e os adversários de estreia serão o português Frederico Silva e o polonês Kacper Zuk.

Por fim, João Menezes não teve o mesmo sucesso. Ele foi eliminado na primeira rodada, após ser superado pelo argentino Renzo Olivo, que marcou 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em 2h01min. Foi o terceiro torneio de Menezes no saibro italiano e, agora, ele disputará dois challengers em Almaty, no Cazaquistão. Posteriormente, terá o qualifying de Wimbledon.

“Hoje não tive um bom começo de partida. Acho que juntou um pouquinho do cansaço de viagens e jogos. Aí quase deu para recuperar o primeiro set. Fiquei inconformado que o juiz confirmou uma bola dentro que saiu bastante, no 4/5 e eu sacando. Depois, no segundo set, foram três games muito duros, em que ele fez 3/0. Após isso, o jogo se manteve saque a saque”, explicou João Menezes.

Mais em Tênis