Siga o OTD

Tênis

Brasil levará quatro tenistas para treinar na Missão Europa

João Menezes, Thomaz Bellucci, Bia Haddad Maia e Carol Meligeni embarcam para Portugal no próximo domingo

Bia Haddad - Carol Meligeni - João Menezes - Thomaz Bellucci - Missão Europa
Bia Haddad é uma das tenistas que vai para Portugal (Divulgação/CBT)

O tênis brasileiro segue progredindo no retorno às atividades após a paralisação provocada pela pandemia de coronavírus. E neste domingo (9), quatro atletas irão embarcam para Portugal, onde irão participar da Missão Europa. São eles: Bia Haddad Maia, Carol Meligeni, João Menezes e Thomaz Bellucci.

O período previsto para as atividades é de 15 dias e os atletas ficarão concentrados em um ambiente controlado, para diminuir os riscos em relação ao coronavírus. Os treinamentos dos quatro serão realizados no Complexo Desportivo de Rio Maior, a 75 km de Lisboa, que conta com duas quadras de piso duro. Quem comandará as atividades é André Podalka, treinador que aceitou o convite da CBT (Confederação Brasileira de Tênis).

+Rafael Nadal desiste de jogar US Open por causa da pandemia

“Esse é um momento importante e só realizamos essa operação por conseguirmos viabilizá-la com o menor risco possível para os nossos atletas, que terão a oportunidade de treinarem e se adaptarem para o momento do retorno das competições internacionais”, pontuou Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Nos treinamentos, todos os cuidados serão seguidos para garantir a segurança e a saúde dos atletas, com rígido protocolo desenvolvido para que participem da Missão Europa. Os integrantes da delegação são testados, assim, até 72 horas antes do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR.

Assim que chegarem a Portugal, eles repetem o procedimento e permanecem em isolamento por 48 horas, até a divulgação do resultado da sorologia, quando estarão liberados para os treinamentos esportivos. Além disso, uma terceira testagem está prevista antes do regresso ao Brasil.

Oportunidade importante

Bia Haddad - Carol Meligeni - João Menezes - Thomaz Bellucci -  Missão Europa
João Menezes está pré-classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio (Divulgação/CBT)

Número 185 do mundo, João Menezes está pré-classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso porque ele foi campeão do Pan-Americano de Lima-2019, mas tem que estar no top 300 para confirmar a vaga. Ele terá a companhia de Thomaz Bellucci, número 289 e poderá aprender com a experiência do paulista, que participou de três Olimpíadas.

“Essa viagem surge num momento importante, pois estamos treinando há mais de três meses no mesmo lugar, algo que o tenista não está acostumado. Mudar de ares, treinar com pessoas diferentes, vai ser muito bom. Com certeza, tem muitas coisas positivas para tirar disso”, celebrou João Menezes. “Estou muito entusiasmado de vivenciar este ambiente olímpico, com a presença de atletas de diferentes modalidades. Isso vai ajudar a acostumar com o que vamos encontrar nos Jogos Olímpicos”, completou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Números 286 e 402 do ranking da WTA, respectivamente, Bia Haddad Maia e Carol Meligeni também terão a oportunidade de dar sequência aos treinamentos em Portugal, na Missão Europa . As duas atletas já estão treinando juntas em Itajaí (SC), onde a CBT mantém um centro de treinamento.

“É muito boa essa oportunidade de treinar fora do Brasil, perto de outros atletas, em um centro com outro esportes, onde todo mundo estará focado nos Jogos Olímpicos e com grandes objetivos. Eu fico feliz de fazer parte deste grupo. E é sempre uma grande emoção participar de uma Missão para representar o Brasil”, concluiu Carol Meligeni, bronze nas duplas em Lima-2019.

Mais em Tênis