Siga o OTD

CT Portugal Rio Maior COB Missão Europa

Laguna Olímpico

Conheça o CT em Portugal que deve receber atletas do Brasil

O Complexo Desportivo Rio Maior, principal centro de preparação do esporte olímpico português, está na lista para abrigar os brasileiros a partir de julho

Uma das piscinas do Centro Aquático de Rio Maior, que poderá receber atletas do Brasil a partir de julho (Divulgação)

Conheça o CT em Portugal que deve receber atletas do Brasil

Na última semana, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) anunciou que enviará um grupo de cerca de 200 atletas para treinarem no exterior, especialmente em Portugal, a partir de julho. Como ainda não se tem certeza quando a pandemia do coronavírus estará controlada por aqui, esta foi a estratégia adotada para não deixar os brasileiros em defasagem em relação aos atletas de outros países, que já estão retomando as atividades e até mesmo competições.

Uma decisão acertada, a meu ver. Até porque utilizará parte dos recursos da Lei Agnelo/Piva que já seria usado na preparação para a Olimpíada de Tóquio, que foi adiada para o ano que vem. São R$ 15 milhões investidos nesta preparação, que vai se prolongar até dezembro. Se alguns dos rivais que os brasileiros irão enfrentar no Japão já estão treinando, por que não os colocar para se preparar em condições próximas da igualdade?

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Os detalhes desta preparação ainda não foram divulgados pelo COB. Os esforços da entidade esforços estão voltados em finalizar um manual de retomada aos treinamentos, após o longo período em que os atletas estiveram inativos. Mas o blog apurou que um dos destinos dos cerca de 200 atletas brasileiros será o Complexo Desportivo Rio Maior, mantido por uma empresa pública municipal (a DESMOR).

CT Rio Maior Portugal
O Ginásio Poliesportivo, reformado para o Mundial masculino de handebol de 2003

Localizado em Rio Maior, cidade a 80 km de Lisboa, este Centro de Treinamento é o principal polo de preparação do esporte olímpico de Portugal. Foi criado em 2000.

+ Curta a página do blog no Facebook

Desde o último dia 11 de maio, o CT começou a ser reaberto para as atividades na pista de atletismo. Na próxima segunda-feira (15), estarão abertas as piscinas do parque aquático, destinadas para lazer da comunidade local.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Segundo Sebastian Pereira, gerente de alto rendimento do COB, além do CT de Rio Maior, a entidade poderá utilizar outro local em Portugal. “Outro centro é o Jamor, que fica no centro de Lisboa, próximo ao Estádio Nacional. Estes dois têm condições excelentes de treinamento, é possível que a gente envie atletas para lá. Já enviamos em outros momentos, no ano passado inclusive, mas agora de uma forma mais formal, a gente vai considerar esses dois locais em Portugal para servirem de treinamento nesta retomada das nossas equipes”, afirmou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

CT Rio Maior Portugal
O Estádio Municipal de Rio Maior faz parte do complexo e pode receber até 6,5 mil pessoas

Conheça em números o CT Rio Maior:

  • Estádio de futebol com capacidade para 6,5 mil pessoas, com todos os lugares cobertos
  • Pista de atletismo em volta do gramado, com oito raias. O local possuí ainda duas caixas para saltos e áreas para lançamentos de martelo e dardo
  • Três campos de treino com grama, um deles sintético
  • Duas piscinas cobertas, de 25 m e 50 m, sendo que a piscina olímpica possuí equipamentos de gravação de vídeo em HD, para análise de performance
  • Tanque para saltos ornamentais, com plataformas de 3, 5, 7 e 10 m
  • Ginásio poliesportivo, com capacidade para receber 2 mil pessoas, que foi uma das sedes do Mundial de handebol de 2003. Também pode receber atividades de badminton, basquete, futsal, vôlei e esportes de luta
  • Duas salas cobertas, de 180 m² cada uma, destinadas a treinamentos de judô, caratê e taekwondo
  • Pavilhão multiuso, dividido em dois andares, com uma área coberta de 9.000 m²
  • Duas quadras de tênis em piso duro

* Colaborou João Fraga

Mais em Laguna Olímpico