Siga o OTD

Tênis de Mesa

Quatro brasileiros avançam no primeiro dia do Mundial

Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy passam pela na fase de 128 e se juntam a Hugo Calderano no Mundial

Bruna Takahashi Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa medalha de prata lugar ranking mundial
(Santiago Regaira/ITTF Americas/arquivo)

O primeiro dia de jogos no Campeonato Mundial de tênis de mesa marcou boas vitórias brasileiras. Jogando no George R. Brown Convention Center, em Houston, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (23), Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy superaram seus adversários pela fase de 128 e seguem adiante nos torneios individuais.

Além das partidas dos brasileiros classificados pela fase de 64, a quarta-feira reserva também a estreia de Hugo Calderano, contra o português João Monteiro. Os horários dos confrontos ainda não foram definidos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). 

Dia de vitórias…

Thiago Monteiro venceu o atleta da casa, Nikhil Kumar, por 4 a 3 (11/7, 10/12, 11/6, 8/11, 11/7, 9/11 e 12/10). Na próxima fase, o cearense, como é conhecido, encara o dinamarquês Jonathan Groth, número 33 do ranking mundial. No alto de seus 40 anos, Monteiro provou que tem muito ainda a oferecer ao tênis de mesa. Demonstrou vitalidade e força na mesa, diante de um atleta bem mais jovem, e foi preciso no momento mais delicado do sétimo set.

+ Hugo Calderano confirma ranking que quebra escrita de 83 anos

 “Primeiramente, estou feliz de estar aqui. O que me motiva a continuar jogando é participar dessas grandes competições. Eu sabia que era um jogo que eu tinha chances. Houve situações no jogo em que eu poderia evitar que fosse tão complicado, mas deu para contornar a situação. No último set, o mais importante é ficar tranquilo. As táticas já estão ali, todos já sabem o que o outro vai fazer, é mais aproveitar as oportunidades e foi o que tentei fazer. Agora é descansar hoje e focar amanhã”, disse Thiago Monteiro.  

Vitor Ishiy mostrou que vive grande momento no tênis de mesa mundial. O atual 55 do mundo não tomou conhecimento do chileno Juan Lamadrid: 4 a 1 (11/5 11/8, 9/11, 11/8 e 14/12). Os dois já haviam se enfrentado na semana passada, durante a disputa do Campeonato Pan-Americano, vencido pelo Brasil.

“Foi mais difícil do que no Pan-Americano, lá eu consegui controlar bem o jogo. Aqui, a bola é diferente, a mesa é diferente e até conseguir pegar o ritmo de novo, não consegui sacar e receber muito bem. Os dois tiveram problemas com o saque e a arbitragem. Agora é preparar para amanhã. O Mundial só tem jogador forte. Vai ser difícil novamente”, avisa Ishiy, que encara o nigeriano Quadri Aruna, 17° do ranking mundial.

Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy passaram pela na fase de 128 e se juntam a Hugo Calderano no Mundial
Gustavo Tsuboi foi um dos destaque do dia com uma vitória convincente (Santiago Regaira/ITTF Americas)

Gustavo Tsuboi, por sua vez, mostrou grande poder de reação na equilibrada partida contra o nigeriano Olajide Omotayo. Perdia por 11 a 8 no primeiro e no segundo sets, virando para 12 a 10. Depois, controlou o duelo na mesa e venceu por 4 a 0 (12/10, 12/10, 11/8 e 11/6). Fechando o dia, Bruna Takahashi, 38ª do ranking feminino, derrotou a indiana Manika Batra, em um sofrido 4 a 3 (5/11, 13/15, 11/8, 11/4, 11/6, 4/11 e 11/7). Os adversários de Tsuboi e Bruna ainda não estavam definidos no horário de fechamento desta matéria.

… e despedidas

A terça-feira não teve apenas alegrias no Mundial de tênis de mesa. Alguns brasileiros se despediram em torneios individuais ou de duplas neste primeiro dia.

Caso de Eric Jouti, no individual masculino. Em um jogo onde sofreu algumas viradas importantes, em especial no primeiro e no terceiro sets, quando tinha boa vantagem na frente, acabou derrotado pelo húngaro Tamas Lakatos, por 4 a 0 (10/12, 7/11, 9/11 e 8/11). Ele ainda participa da disputa de duplas masculinas nesta quarta-feira, em parceria com Vitor Ishiy.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caroline Kumahara foi outra a sair da disputa, mas no individual feminino. Ela caiu para a honconguesa NG Wing Nam: 4 a 1 (5/11, 11/9, 3/11, 11/13 e 11/13). Também volta a jogar nesta quarta-feira, pela disputa feminina de duplas, ao lado de Bruna Takahashi.

A dupla mista número 13 do mundo também deixou precocemente o Mundial. Bruna Takahashi e Vitor Ishiy foram superados pelos russos Olga Vorobeva e Kirill Skachkov, por 3 a 2 (11/7, 8/11, 6/11, 11/9 e 8/11), ainda na fase de 64 da disputa entre as parcerias compostas por atletas dos dois naipes.

Mais em Tênis de Mesa