Siga o OTD

Taekwondo

Brasil abre o Pan-Americano no México com quatro ouros

Ícaro Miguel, Gabriele Siqueira, Natan Torquato, Silvana Fernandes ficaram no lugar mais alto do pódio no México

Pan-Americano de Taekwondo e Parataekwondo
Divulgação

O primeiro dia do Brasil no Campeonato Pan-Americano de taekwondo foi repleto de medalhas. Nesta quinta-feira (3), com a realização da competição convencional e paralímpica de maneira simultânea, a seleção brasileira terminou com quatro medalhas de ouro. Ícaro Miguel, Gabriele Siqueira, Natan Torquato, Silvana Fernandes ficaram no lugar mais alto do pódio.

-Arthur Zanetti sente o ombro e não disputará o Pan-Americano

Ícaro Miguel é campeão no golden score

Na disputa do Pan-Americano de taekwondo na categoria até 87kg, Ícaro Miguel entrou na competição direto na semifinal. No primeiro combate, o brasileiro teve pela frente o americano Dallas Parker e a vitória veio com muita facilidade, por 34 a 2. Na decisão, o representante do Brasil, que já está garantido nos Jogos Olímpicos de Tóquio, teve como oponente o Bryan Salazar, do México.

Diferente do que aconteceu na primeira luta, Ícaro Miguel não teve vida fácil e a vitória veio com uma dose extra de emoção, com o combate sendo definido somente no golden score, depois do brasileiro conseguir a igualdade no último golpe do tempo regulamentar.

Gabriele Siqueira é dominante e fica com o título

Assim como Ícaro Miguel, Gabriele Siqueira também entrou na disputa do Pan-Americano de Taekwondo, na categoria até 73kg, na semifinal. No primeiro combate, a brasileira não deu chances para a adversária e saiu com a vitória por 14 a 2 contra Katharine Rodriguez, da República Dominicana. Na decisão, Gabriele teve como oponente Briselda Acosta, do México, e o triunfo foi mais apertado, por 5 a 3.

Mais brasileiros no pódio no Pan-Americano de Taekwondo

Na disputa da categoria até 54kg masculina, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze na competição no México. Paulo Ricardo Melo e Victor Santos foram superados na semifinal da competição. Paulo sofreu o revés para o americano Melvy Alvarez, que viria a ser campeão, por 14 a 10, e Victor perdeu para Cesar Rodriguez, do México, por 19 a 8.

Outra chave que deu duas medalhas ao Brasil foi a feminina até 73kg. Nela, Raiany Pereira e Raphaella Galacho ficaram em terceiro. Raiany foi superada na semifinal pela americana Madelynn Gorman-Shore, que posteriormente ficou com o título, por 30 a 20, e ficou com o bronze. Já Raphaella acabou derrotada pela mexicana Maria Espinoza por 3 a 0 e ficou em terceiro.

Já na categoria até 87kg, Robson Henrique também ficou com o bronze. Na semifinal do Pan-Americano de Taekwondo, o brasileiro foi superado por Rafael Alba, de Cuba, por 16 a 1, e ficou com o terceiro lugar no México.

 +SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ouros no Parataekwondo

Um dos melhores do mundo no parataekwondo, Nathan Torquato se impôs no Pan-Americano. Entrando direto na semfinal, o brasileiro superou Gersson Mejía, da Guatemala, por 32 a 12, e se garantiu na decisão. No combate pela medalha de ouro, o atleta do Brasil superou o mexicano Ivan Torres por 10 a 2 e ficou com o título da categoria até 61kg.

O mesmo aconteceu na disputa até 58kg feminina. Uma das melhores do plante na categoria, Silvana Fernandes abriu sua participação na semifinal e não tomou conhecimento da dinamarquesa, que era atleta convidada, Lisa Gjessing, vencendo por 17 a 4. Na decisão, contra a compatriota Cristhiane Nascimento, Silvana também ditou o ritmo e venceu por 20 a 6, ficando com o título do Pan-Americano de Parataekwondo.

Já na disputa 58kg feminina, três das quatro atletas presentes eram do Brasil. Na semifinal, Debora Menezes teve como adversária Ana Carolina Silva e venceu por 13 a 5. Do outro lado da chave, a mexicana teve como oponente Daniela Andrea Martinez superou a brasileira Leylianne Samara Ramos, por 19 a 11. Na disputa do ouro, a alteta do México venceu Debora por 6 a 3 e deixou as brasileiras com a prata e os dois bronzes da categoria no Pan-Americano de parataekwondo.

Mais em Taekwondo