Siga o OTD

Taekwondo

Olímpicos estiveram em ação em camping com foco em Tóquio

A seleção brasileira de taekwondo realizou um período de treinos no Rio de Janeiro. Figuraram nessa lista Edival Marques ‘Netinho’, Ícaro Miguel e Milena Titoneli

A seleção brasileira de taekwondo realizou um período de treinos e avaliações que foi finalizado nesta terça-feira (19). Nove atletas estiveram em ação sob a supervisão de sete profissionais no Centro de Treinamento do COB (Comitê Olímpico do Brasil), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Figuraram nessa lista os três garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Edival Marques 'Netinho', Ícaro Miguel e Milena Titoneli.
Netinho foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 (Jonne Roriz/COB)

A seleção brasileira de taekwondo realizou um período de treinos e avaliações que foi finalizado nesta terça-feira (19). Nove atletas estiveram em ação sob a supervisão de sete profissionais no Centro de Treinamento do COB (Comitê Olímpico do Brasil), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Figuraram nessa lista os três garantidos nos Jogos de Tóquio-2020: Edival Marques ‘Netinho’, Ícaro Miguel e Milena Titoneli.

+ A força de Milena Titoneli a caminho dos Jogos de Tóquio

“Nunca fiquei tanto tempo sem competir desde que me tornei atleta de alto rendimento. E encontrar com situações que chegam muito próximo de uma competição é algo muito importante”, analisou Ícaro Miguel, em entrevista à “Agência Brasil”. Ele é o primeiro atleta brasileiro na história a liderar o ranking mundial no taekwondo e foi vice-campeão mundial da categoria até 80kg em 2019.

+ Presidente da Comissão de Atletas quer ‘buscar soluções’

Ícaro Miguel comentou sobre a relevância da etapa de treinamentos em conjunto com os demais atletas da seleção brasileira de taekwondo. “Isso é algo bastante explorado no mundo. Quando estávamos na Sérvia (dentro da Missão Europa), fizemos muitos simulados como esse, inclusive com atletas estrangeiros. Teve semana em que treinei com outros cinco medalhistas mundiais da minha categoria”, destacou o lutador garantido em Tóquio.

Ícaro Silva é um dos atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)
Ícaro Miguel é um dos atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

Treinos de olho em Tóquio

Milena Titoneli, bronze no Mundial de Manchester e ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, ambos em 2019, elogiou a etapa de atividades em grupo pensando em Tóquio. “Estar no Centro de Treinamento do COB é de extrema importância porque conseguimos fazer avaliações diferentes do nosso dia a dia. Os exames e testes físicos nos ajudam a ter parâmetros para continuarmos evoluindo”, disse a lutadora, atleta do Time Ajinomoto.

+ Eleição mantém atual diretoria da Confederação de taekwondo

“Estamos com a seleção, com a comissão técnica completa, ajustando o que é necessário para chegarmos aos Jogos Olímpicos na melhor forma possível”, completou Milena Titoneli, que voltou a ter sensações competitivas. “Ter participado da Missão Europa e, agora, desse treinamento de campo ajudou a viver coisas que sentimos em competição e não estávamos vivemos nos últimos meses”, concluiu a atleta.

Milena Titoneli comentou sobre o período de treinos no Rio de Janeiro e na Missão Europa (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)
Milena Titoneli comentou sobre o período de treinos no Rio de Janeiro e na Missão Europa (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

Futuro do taekwondo

Os dados obtidos nos trabalhos foram apresentados em reuniões individuais com os atletas e comissão técnica da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo) que, desde 2018, atualiza as informações dos lutadores da seleção brasileira. Além do trio de Tóquio, participaram dos treinos Luiz Henrique Pelegrin, Henrique Igor da Silva, Henrique Precioso, David Eduardo Silva, Gabriel Campolina Santos e Caroline Gomes Santos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os competidores foram orientados pelos treinadores Clayton dos Santos, Reginaldo dos Santos e Diego Ribeiro; a analista de desempenho Paula Avakian; o fisioterapeuta Fábio Lins; a médica Natália Mourão; e o preparador físico Diego Morine. “A seleção se reúne apenas em períodos específicos e, por isso, procuramos fazer com que esses treinamentos sejam os mais produtivos possíveis”, explicou Diego Morine.

Mais em Taekwondo