Siga o OTD

Paris 2024

Tainá Hinckel avança no ISA Games e garante vaga olímpica

Tainá Hinckel consegue virada nos minutos finais e avança à 5ª rodada do ISA Games. O resultado lhe garantiu a vaga em Paris

Tainá Hinckel surfando na quarta rodada do ISA Games
Tainá Hinckel (Foto: Sean Evans/ISA)

O Brasil conseguiu sua primeira vaga olímpica via ISA Games 2024. Nesta quinta-feira (29), Tainá Hinckel avançou para a quinta rodada da chave principal feminina, se garantiu entre as 12 melhores atletas na competição e pegou uma das oito vagas distribuídas no evento. Agora, a jovem brasileira de 20 anos vai representar o surfe feminino ao lado de Tati Weston-Webb, que também avançou, em Paris-2024. No masculino, Gabriel Medina conseguiu maior somatória da quarta rodada. Yago e Filipe seguem vivos na repescagem, enquanto Luana se despediu do torneio.

A vaga de Tainá Hinckel veio nos minutos finais da bateria. Ela estava na última posição faltando menos de dois minutos para o estouro do cronômetro. Sem desistir, Tainá buscou uma última onda e conseguiu a nota necessária para assumir a vice-liderança e conquistar a classificação. A brasileira somou 9,14 (4,97 e 4,17) e a peruana Sol Aguirre 9,83 (5,43 e 4,40) para avançar. A espanhola Lucia Machado (8,20) e a costa-riquenha (8,13) ficaram para trás.

O ISA Games vai distribuir oito vagas olímpicas para as atletas ainda não classificadas. Sendo assim, o avanço para a mesma fase de Carrissa Moore, Johanne Defay, Tati Weston-Webb e Caroline Marks, já garantidas em Paris, significa que a vaga está matematicamente com Tainá Hinckel.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tati também avança

Na chave principal feminina, Tati Weston-Webb também segue avançando. A surfista brasileira entrou na água em uma das últimas baterias do dia. Ela enfrentou a espanhola Nadia Erostarbe, a portuguesa Teresa Bonvalot e a porto-riquenha Leilani McGonagle. Tati abriu na frente e manteve a ponta até o fim, fechando com 11,60 (6,33 e 5,27). Erostarbe ficou em segundo com 10,00 (5,57 e 4,43), enquanto Bonvalot 9,90 (5,50 e 4,40) e McGonagle 8,23 (6,00 e 2,23) vieram logo depois.

Na quinta rodada, Tati Weston-Webb e Tainá Hinckel se encontram na mesma bateria. As duas brasileiras vão disputar vaga na próxima fase com a francesa Johanne Defay e a australiana Sally Fitzgibbons.

Medina arrasa e avança com maior somatória

Gabriel Medina segue arrasando no ISA Games. O tricampeão do Circuito Mundial, que busca vaga olímpica, deu show na bateria de abertura da quarta rodada masculina. Com 16,94, Medina avançou para a próxima fase com a melhor somatória. Ainda na chave principal, Tati Weston-Webb e Tainá Hinckel também se classificaram para a quinta rodada. Filipe e Yago seguem vivos na repescagem.

Gabriel Medina indo para o mar na quarta rodada do ISA Games
Gabriel Medina (Foto: Sean Evans/ISA)

Favorito, Medina abriu a bateria com um belo cartão de visitas. O brasileiro fez uma excelente série e conseguiu a nota de 8,67. O resultado foi suficiente para o manter na liderança por toda a prova, mesmo não engatando boas manobras. Contudo, ele fechou com chave de ouro ao anotar 8,27 na última onda e confirmar a classificação.  

A somatória de 16,94 deixou para trás o francês Joan Duru com 12,17. Já o norte-americano/havaiano Barron Mamiya foi parar na repescagem somando apenas 4,67. Na quinta rodada, Gabriel Medina vai ter pela frente uma bateria com o mexicano Sebastian Willians, o espanhol Andy Criere e o australiano Ethan Ewing.

Yago e Filipinho na repescagem; Luana se despede

Terminando na última posição de sua bateria na quarta rodada, Yago Dora vai ter que disputar a sexta rodada da repescagem. Competindo contra o peruano Alonso Correa e o espanhol Andy Criere, o brasileiro somou 10,90. Os adversários levaram avançaram com 11,20 (Criere) e 13,00 (Correa).

Atual campeão do Circuito Mundial de surfe (WSL), Filipe Toledo venceu duas baterias da repescagem nesta quarta-feira. Na primeira, bateu o australiano Morgan Cibilic, o israelense Eliya Sasi e Joshua Burke, do Bahrein, somando 11,97. Na segunda, superou o venezuelano Keoni Lasa e o espanhol Yago Dominguez com 13,70. Assim como Yago, ele está na sexta rodada da repescagem.

Luana Silva foi a primeira brasileira a se despedir do ISA Games. Competindo na repescagem, ela começou o dia com o segundo lugar na bateria da quarta rodada. Contudo, sua última prova aconteceu na fase seguinte. Competindo com a norte-americana Carissa Moore, a sul-africana Sarah Baum e a espanhola Janire Gonzalez-Etxabarri, a brasileira ficou em último lugar com 8,74 na somatória.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paris 2024