Siga o OTD

Surfe

Etapa de Pipeline da WSL: acompanhe o 1º evento de 2024

Saiba todos os detalhes e como assistir ao vivo a etapa de Pipeline da WSL, o Circuito Mundial de Surfe, com a presença de 10 brasileiros

João Chianca surfe etapa de pipeline circuito mundial de surfe semifinal final campeão terceiro lugar
(Tony Heff/WSL)

A temporada de 2024 do Circuito Mundial de Surfe, a WSL, vai começar! A primeira parada do ano será no Havaí, na etapa de Pipeline, disputada na cidade de Oahu. O evento estava marcado para começar nesta segunda-feira (29), mas foi adiado por conta do mau tempo. Assim, a próxima chamada será na terça (30), às 14h45, no horário de Brasília-DF. O torneio terá transmissão ao vivo dos canais SporTV, assim como no site, aplicativo e YouTube da WSL.

Pipeline é um dos principais picos da elite do surfe e é o lugar que abre a temporada desde 2021. Ao todo, o estadunidense Kelly Slater é o maior campeão da história da competição, com oito títulos. Já na disputa feminina, a etapa só passou a ser disputada por mulheres a partir de 2021, sendo vencida pela australiana Tyler Wright e as havaianas Carissa Moore e Moana Jones Wong. Além disso, Adriano de Souza, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira são os brasileiros que já venceram no Havaí.

Participação dos brasileiros

No total, o Brasil contará com 10 surfistas competindo pelo taça da Etapa de Pipeline. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb e Luana Silva serão as representantes do país no torneio. A gaúcha iniciará sua participação medindo forças com a australiana Molly Picklum e com a estadunidense Alyssa Spencer. Do mesmo modo, Luana, novidade no Championship Tour, competirá contra Bettylou Sakura Johnson, do Havaí, e Tyler Wright, da Austrália.

Na chave masculina, Caio Ibelli, Deivid Silva, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Yago Dora são os surfistas brasileiros presentes em Pipeline. Yago abrirá os trabalhos enfrentando o estadunidense Kade Matson e o sul-africano Matthew McGillivray. Logo depois, é a vez de Deivid e Medina caírem na água, para encarar Callum Robson, da Austrália.

Mais tarde, Filipinho, atual bicampeão mundial, e Samuel Pupo competirão na mesma bateria e disputarão uma das vagas contra o local Shion Crawford. Caio Ibelli enfrenta o havaiano John John Florence e o estadunidense Jake Marshall. Por fim, Ítalo Ferreira e Miguel Pupo medem forças com o australiano Jacob Wilcox na última chave do round de abertura.

O desfalque da equipe brasileira ficará por conta de João Chumbinho, que sofreu um acidente grave no último mês de dezembro. No momento, o surfista de Saquarema-RJ está em fase de recuperação e ficará de fora, a princípio, das duas primeiras etapas da temporada (Pipeline e Havaí).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe