Siga o OTD

Surfe

WSL divulga baterias da primeira rodada da etapa de Pipeline

Round 1 do Pipeline Pro, que começa na segunda-feira, terá três confrontos entre brasileiros

Filipe Toledo em manobra aérea no Pipeline Pro WSL
(Foto: Tony Heff/WSL)

A WSL (Liga Mundial de Surfe) divulgou as baterias do round 1 da primeira etapa do Championship Tour 2024, em Pipeline, no Havaí, cuja janela se inicia na segunda-feira (29). Haverá três encontros entre brasileiros já na primeira rodada. Atual bicampeão, Filipe Toledo enfrentará Samuel Pupo, Gabriel Medina duelará contra Deivid Silva e, por fim, Miguel Pupo e Ítalo Ferreira duelarão na última série da fase.

Dez brasileiros competirão nesta etapa de abertura do circuito, sendo oito homens e duas mulheres. Entre os homens, Yago Dora estará logo na primeira bateria, ao lado do sul-africano Matthew McGillivray e do estadunidense Kade Matson. Em seguida, será a vez de Gabriel Medina e Deivid Silva entrarem em ação, duelando contra o australiano Callum Robson.

Depois de três baterias sem brasileiros, Filipe Toledo e Samuel Pupo cairão no mar no Heat 6, junto ao havaiano Shion Crawford. Já na sétima bateria, Caio Ibelli competirá junto ao havaiano John John Florence e do estadunidense Jake Marshall. Por fim, fechando a primeira rodada, Miguel Pupo e Ítalo Ferreira estarão na 12ª bateria, que também contará com o australiano Jacob Willcox.

Entre as mulheres, Luana Silva, que é reforço da Brazilian Storm para esta temporada, estará na primeira bateria, junto à australiana Tyler Wright e à havaiana Bettylou Sakura Johnson. Enquanto isso, a campeã pan-americana Tatiana Weston-Webb disputará a quinta série do Round 1, com a australiana Molly Picklum e a estadunidense Alyssa Spencer.

Formato

O Round 1 conta com 12 baterias no masculino e seis no feminino. Os dois primeiros colocados de cada série avançam de forma direta ao Round 3, enquanto os terceiros colocados disputam o Elimination Round, espécie de repescagem onde somente o último colocado de cada série é eliminado. A partir do Round 3, haverá disputas mata-mata entre os surfistas até a final.

A grande ausência para a abertura da temporada é João Chianca, que foi o quarto colocado na WSL do ano passado. Ele ainda se recupera de um acidente sofrido justamente em Pipeline, no final do ano passado, e não disputará as duas primeiras etapas do circuito. Chumbinho já tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, assim como Filipe Toledo e Tati Weston-Webb.

Baterias do Round 1 da etapa de Pipeline da WSL 2024:

Feminino:
01: Tyler Wright (AUS), Bettylou Sakura Johnson (HAW), Luana Silva (BRA)
02: Carissa Moore (HAW), Sally Fitzgibbons (AUS), Brisa Hennessy (CRC)
03: Caroline Marks (USA), India Robinson (AUS), Moana Jones Wong (HAW)
04: Caitlin Simmers (USA), Gabriela Bryan (HAW), Isabella Nichols (AUS)
05: Molly Picklum (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Alyssa Spencer (USA)
06: Lakey Peterson (USA), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (USA)

Masculino:
01: Yago Dora (BRA), Matthew McGillivray (RSA), Kade Matson (USA)
02: Gabriel Medina (BRA), Callum Robson (AUS), Deivid Silva (BRA)
03: Jack Robinson (AUS), Rio Waida (INA), Kelly Slater (USA)
04: Griffin Colapinto (USA), Seth Moniz (HAW), Ramzi Boukhiam (MAR)
05: Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (USA), Jackson Bunch (HAW)
06: Filipe Toledo (BRA), Samuel Pupo (BRA), Shion Crawford (HAW)
07: John John Florence (HAW), Caio Ibelli (BRA), Jake Marshall (USA)
08: Leonardo Fioravanti (ITA), Liam O’Brien (AUS), Imaikalani Devault (HAW)
09: Ryan Callinan (AUS), Jordy Smith (RSA), Frederico Morais (POR)
10: Connor O’Leary (JPN), Kanoa Igarashi (JPN), Eli Hanneman (HAW)
11: Barron Mamiya (HAW), Ian Gentil (HAW), Crosby Colapinto (USA)
12: Miguel Pupo (BRA), Italo Ferreira (BRA), Jacob Willcox (AUS)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe