Siga o OTD

Surfe

Luana Silva herda vaga de Gilmore e retorna ao CT em 2024

Filha de brasileiros e nascida no Havaí, Luana estará presente já na etapa de Pipeline, na sua terra natal, que começa na próxima segunda-feira (29)

Luana Silva surfe CT da WSL em 2024 (Saguibo/World Surf League)
(Saguibo/World Surf League)

Tem mais Brasil na elite do surfe mundial! Com a saída de Stephanie Gilmore do Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL), a brasileira Luana Silva herdou a vaga da surfista australiana e garantiu o seu lugar na temporada de 2024 do principal circuito da modalidade. No masculino, João Chumbinho ficará de fora das duas primeiras etapas do CT por conta de uma lesão.

Luana, inclusive, estará presente na primeira disputa do ano, em Pipeline, no Havaí, local onde ela nasceu. Ela é filha de brasileiros e cresceu na cidade de Honolulu, capital do estado. No ano passado, a atleta recebeu um wild card e competiu apenas na etapa Sunset Beach, também no Havaí. Assim, na ocasião, caiu nas oitavas de final para a havaiana Carissa Moore.

Stephanie Gilmore, oito vezes campeã mundial, desistiu da disputa da temporada de 2024 para fazer uma pausa de um ano na carreira. “Tenho alguns projetos e viagens que quero fazer, que não seriam possíveis durante as viagens da temporada. Ainda sou apaixonada e dedicada a competir e tenho objetivos e sonhos que ainda estou perseguindo – estou animada para este ano e ansiosa para retornar em 2025”, disse a surfista ao site oficial da WSL.

Dessa forma, Luana Silva conquistou a vaga deixada pela australiana por ser a melhor atleta ranqueada no Challenger Series de 2023 que estava fora do CT de 2024. O Challenger Series é um circuito de acesso à elite mundial. Agora, serão duas brasileiras competindo em todas as etapas do ano e lutando pelo inédito título internacional. A outra é Tatiana Weston-Webb.

João Chumbinho fora de dois eventos no masculino

Por outro lado, na disputa masculina, João Chumbinho, natural de Saquarema, estará ausente nas duas primeiras etapas de 2024. Isso porque, em dezembro, ele sofreu um acidente em uma onda surfada no Havaí e precisou ser hospitalizado às pressas. Atualmente, Chumbinho se encontra bem, mas ainda não retornou aos treinamentos na água e, por conta disso, está fora dos torneios no início do ano. Seu substituto será o marroquino Ramzi Boukhiam.

Entre os homens, Caio Ibelli, Deivid Silva, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Yago Dora serão os outros representantes do Brasil na WSL. A primeira etapa da temporada no CT começa na segunda-feira (29).

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe