Siga o OTD

Surfe

Etapa do Taiti da WSL: saiba onde assistir o Mundial de Surfe

Nesta sexta-feira no Brasil, com 7 horas a menos no Taiti, iniciou última etapa da temporada regular, antes dos Finals, na Califórnia

Na imagem, Miguel Pupo comemorando a vitória no Taiti.
Miguel Pupo comemorando a vitória no Taiti. Foto: WSL

A janela para as disputas nas ondas perfeitas do Taiti está aberta para os principais surfistas do mundo. O paraíso perigoso na Polinésia Francesa será o palco da última etapa da temporada regular da WSL. Depois, restará apenas o Finals na Califórnia para conhecer os campeões de 2023. Tem possibilidades para Tati Weston-Webb e mais brasileiros no masculino.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Taiti é uma das etapas mais clássicas e aguardadas na temporada do surfe, por causa da formação de seus tubos abaixo da faixa de coral no arquipélago no meio da Oceania. Dessa forma, a competição terá a transmissão do SporTV (canal por assinatura) e o canal de transmissão pela internet da WSL (gratuito). As chamadas começam às 14h (horário de Brasília).

Saiba como chegam os brasileiros

Depois de vencer em Jeffrey’s Bay, na África do Sul, Filipe Toledo chega ao Taiti classificado para o WSL Finals e para Paris 2024. Assim como o australiano Ethan Ewing e o norte-americano Griffin Colapinto. Aliás, Teahupoo, no Taiti, será o local de ondas dos Jogos Olímpicos do ano que vem. Então, a etapa ganha uma importância ainda maior como uma prévia do que pode acontecer na Olimpíada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Não só Filipe, mas também o restante da Brazilian Storm estará em ação buscando um lugar entre os melhores surfistas do planeta. Novas vagas olímpicas podem ser confirmadas ao longo da etapa. Infelizmente, o Brasil não terá Miguel Pupo, vencedor do Taiti no ano passado, por ter saído da elite no corte do meio da temporada.

Da mesma maneira, Ítalo Ferreira, que ainda se recupera da lesão no joelho sofrida na etapa passada, na África do Sul. O campeão olímpico era um dos sete surfistas com chances matemáticas de brigar pelas duas últimas vagas no grupo dos top-5, que ainda restam definir no ranking masculino. Contudo, não vai ao Finals, tampouco poderá defender o título conquistado em Tóquio 2020. No momento, as vagas no campeonato mundial estão com os brasileiros João Chianca em quarto lugar e Yago Dora em quinto, seguido de perto por Gabriel Medina na sexta posição.

Taiti define última vaga no Finals para as mulheres

Pelo lado feminino, Caitlin Simmers já venceu a primeira bateria do dia e tirou as possibilidades matemáticas de Tatiana conquistar a última vaga do Finals. A surfista foi a primeira atleta a ter vaga nominal garantida na Olimpíada pelo Time Brasil. Por outro lado, Weston-Webb busca no Taiti uma redenção para a temporada que esteve com rendimento abaixo. Já passou com a primeira posição na segunda bateria do dia.

Nesta rodada inicial, os vencedores avançam direto para as oitavas de final. Porém, os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem, quando começam os duelos eliminatórios. A líder do ranking e primeira campeã olímpica de surfe da história, Carissa Moore está classificada para o Finals e os Jogos Olímpicos. Similarmente, a francesa Johanne Defay, a portuguesa Teresa Bonvalot e Brisa Hennessy da Costa Rica.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Surfe