Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo garante liderança da WSL após abertura no Taiti

Com o avanço no round de abertura da etapa do Taiti, o surfista brasileiro assegurou a primeira posição na classificação geral da competição

Filipe Toledo olha para o horizonte antes da estreia do J-Bay Open na WSL
(Foto: Alan Van Gysen/WSL)

Brasil na final! Após o primeiro dia de disputa da etapa do Taiti da WSL, o paulista Filipe Toledo assegurou a liderança da competição e irá estrear no Finals do Circuito Mundial apenas na grande decisão. Nas outras baterias, três brasileiros avançaram às oitavas no masculino, enquanto Tatiana Weston-Webb foi às quartas entre as mulheres.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Filipinho competiu na quarta bateria e venceu a disputa contra o australiano Liam O’Brien e o taitiano Matahi Drollet. Ele alcançou o total de 11.00, enquanto os seus adversários acabaram com os somatórios de 8.96 e 7.07, respectivamente. Assim, Filipe Toledo passou para a fase de oitavas de final e garantiu sua vaga na final em Trestles.

Antes disso, o primeiro atleta do Brasil a entrar na água foi Yago Dora, que venceu sua bateria com a pontuação de 10.50. Ele ficou na frente do estadunidense Kelly Slater (9.34) e do havaiano Ian Gentil (9.06) e avançou às oitavas. Na sequência, João Chumbinho passou na segunda posição, somando ondas de notas 3.47 e 3.33, terminando atrás apenas do sul-africano Jordy Smith (11.93).

Por fim, Gabriel Medina obteve o melhor desempenho entre os brasileiros nesta sexta-feira (11), ao finalizar com a pontuação de 16.10. Ele realizou ondas de notas excelentes (8.10 e 8.00), o suficiente para vencer os havaianos Seth Moniz (12.50) e Barron Mamiya (11.94).

Já Caio Ibelli, alcançou a marca de 7.67 e finalizou em último lugar na terceira bateria. Dessa forma, o surfista irá disputar o round eliminatório, que está marcado para ocorrer neste sábado (12). A próxima chamada do evento será às 14h, no horário de Brasília-DF.

Tatiana Weston-Webb vai às quartas no Taiti

Além disso, na disputa feminina, a gaúcha Tatiana Weston-Webb derrotou a havaiana Carissa Morre e a francesa Aelan Vaast, atingiu o somatório de 8.50 e avançou às quartas de final da etapa do Taiti.

No entanto, por conta da classificação da estadunidense Caitlin Simmers, a surfista brasileira não tem mais chances de se classificar ao Finals da WSL, mesmo se for campeã do torneio vigente.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe