Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina e Yago Dora voltam ao circuito em G-Land

Na primeira etapa pós corte de meio de temporada, Gabriel Medina e Yago Dora reforçam a seleção brasileira na WSL em G-Land

Gabriel Medina volta a WSL em G-Land
Gabriel Medina volta ao circuito após oito meses (Foto: Divulgação/WSL)

Gabriel Medina e Yago Dora vão reforçar a seleção brasileira na etapa de G-Land, na Indonésia, do Championship Tour da World Surf League (WSL). Medina já estava confirmado para o restante da temporada com um convite da WSL, enquanto Yago substitui o havaiano Seth Moniz, que se contundiu durante seus treinos. Com o reforço dos dois atletas, o Brasil terá nove surfistas na competição. A primeira chamada está programada já para as 22h desta sexta-feira (27), no horário de Brasília.

+ Nicholas Santos é ouro no Mare Nostrum de natação em Barcelona

Gabriel Medina não compete desde que conquistou seu terceiro título mundial, em setembro do ano passado no WSL Finals em Trestles, na Califórnia. Yago Dora ainda participou de duas etapas do WSL Qualifying Series em novembro no Brasil, ganhou o Saquarema Surf Festival e conquistou o título sul-americano da temporada 2021/2022 da WSL Latin America.

Isso antes de sofrer uma lesão de Lisfranc no pé esquerdo e precisar de uma intervenção cirúrgica. Os dois não participaram de nenhuma das cinco primeiras etapas do WSL Championship Tour 2022. Medina pediu uma licença médica para cuidar da sua saúde mental e ganhou um convite da World Surf League para competir na segunda metade da temporada. Yago seguia o tratamento para recuperação da cirurgia, mas já estava em Bali treinando em Uluwatu e em outras ondas da Indonésia, quando foi convocado para substituir Seth Moniz. Ele já está se dirigindo para a ilha de Java.

G-Land

Grajagan Bay (G-Land) sediou uma etapa do CT pela última vez em 1997, 25 anos atrás. Ou seja, de todos os participantes da etapa, o único que competiu lá foi Kelly Slater. A onda é apontada como uma das melhores esquerdas do mundo. Localizada na ponta da península de East Java, G-Land é cercada por uma mata exuberante e praias de areia branca. A melhor combinação para as ondas ficarem perfeitas nos quase 1,5km de recife, é com swell de sudoeste a sul e ventos leves de sudeste.

G-Land será a primeira etapa da WSL após o corte de meio da temporada, implantado esse ano. A seleção brasileira perdeu João Chianca e Deivid Silva, mas seguirá sendo representada por nove surfistas, com o reforço de Gabriel Medina e Yago Dora. A quantidade de competidores para as cinco últimas etapas do CT 2022 foi reduzida de 36 para 24 atletas no masculino e de 18 para 12 no feminino. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além de Medina e Dora, estão confirmados em G-Land: Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Caio Ibelli, Samuel Pupo e Jadson André, que estão entre os 22 primeiros colocados do ranking masculino do CT. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb, décima colocada do ranking, é a única representante do país.

A primeira fase da etapa segue sendo classificatória, mas agora os homens que estrearem com vitórias, já avançam direto para as oitavas de final. As mulheres, por sua vez, se garantem direto nas quartas. Quem ficar na segunda e terceira posições, têm uma nova chance de classificação nos duelos mata-mata da repescagem.

Mais em Surfe