Siga o OTD

Surfe

Medina, Ítalo, Miguel e Tati vencem baterias em G-Land

Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Tati Weston-Webb vencem baterias na estreia da etapa de G-Land da WSL

Gabriel Medina em G-Land WSL
Gabriel Medina retornou ao circuito após oito meses (Foto: Matt Dunbar/WSL)

Quatro brasileiros estrearam com vitória na etapa de G-Land do CT no Circuito Mundial de Surfe (WSL), disputada na madrugada brasileira deste sábado (28). Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Miguel Pupo, no masculino, e Tatiana Weston-Webb, no feminino, venceram suas respectivas baterias na primeira fase e avançaram de forma direta na competição. Eles estão nas oitavas de final, enquanto ela se garantiu já nas quartas.

+ Pedro Barros lidera qualificatória do STU National no RS

Esta etapa é a primeira da WSL após o corte de meio de temporada, que deixou para trás 12 surfistas da elite masculina e seis da disputa feminina. O evento marca, também, o retorno do tricampeão mundial Gabriel Medina após oito meses de ausência. Ele participou da última bateria deste sábado, junto ao compatriota Samuel Pupo e ao australiano Callum Robson, e mostrou a que veio: conseguiu um 8.07 e um 3.63, tendo 11.70 no agregado, contra 8.20 de Pupo e 6.14 de Robson.

Quem também fez bonito foi Ítalo Ferreira, que teve o maior somatório do dia, com 15.16, num agregado de 8.33 e 6.83. O campeão olímpico dominou as ações de sua série desde o início e venceu a disputa contra o norte-americano Jake Marshall (9.67) e o brasileiro Caio Ibelli (6.53). Outro que se classificou de forma direta foi Miguel Pupo, que venceu sua bateria com 12.77 (7.00 + 5.77). Ele deixou para trás as notas 11.37, do havaiano Barron Mamiya, e 10.07, do australiano Connor O’Leary.

Tati domina no feminino

Já Tatiana Weston-Webb teve grande na última bateria das mulheres. Ela conseguiu 15.17 (8.67 + 6.50) e superou a concorrência da australiana Tyler Wright (12.67) e da norte-americana Lakey Peterson (9.16). Como na disputa feminina só restaram 12 atletas após o corte, Tati se garantiu de forma direta nas quartas de final da etapa, assim como a australiana Stephanie Gilmore, a costarriqunha Brisa Hennessy e a havaiana Carissa Moore, que também venceram suas séries na primeira fase.

Tatiana Weston-Webb G-Land WSL
Tati Weston-Webb teve o segundo maior somatório do dia no feminino (Foto: Matt Dunbar/WSL)

Repescagem

Filipe Toledo, líder do ranking mundial masculino, ficou em terceiro lugar em sua série na primeira fase e precisará disputar a repescagem. Numa bateria muito disputada, o brasileiro teve 10.80 (6.83 + 3.97) e ficou atrás do indonésio Rio Waida (11.83) e o norte-americano Nat Young (11.66).

Quem também vai precisar passar pela segunda fase se quiser seguir no torneio será Yago Dora. Ele, que faz sua estreia na temporada assim como Gabriel Medina, ficou atrás do havaiano John John Florence em sua bateria, com 13.94 versus 11.67. O estadunidense Kolohe Andino foi o terceiro, com 7.00. Jadson André também foi o segundo de sua série (12.67) contra o australiano Ethan Ewing (13.37) e o sul-africano Jordy Smith (12.33).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, o Brasil terá cinco surfistas na repescagem em G-Land: Filipe Toledo, Yago Dora, Samuel Pupo, Jadson André e Caio Ibelli. A próxima etapa da chamada está programda para acontecer neste sábado (28), às 20h45 (horário de Brasília).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Surfe