Siga o OTD

Surfe

Brasil garante um finalista na etapa de Rottnest Island, na Austrália

Gabriel Medina e Ítalo Ferreira se enfrentam em uma das semifinais da etapa do Circuito Mundial de surfe

Gabriel Medina e Ítalo Ferreira se enfrentam na semifianl em Rottnest Island
WSL

Uma coisa é certa: O Brasil estará na decisão de Rottnest Island, a quinta etapa do Circuito Mundial de surfe de 2021. Na madrugada desta sábado (22), a competição retomou suas disputas nas oitavas de final e definiu os semifinalistas. Começando o dia com cinco representantes, o Brasil se garantiu na decisão, isso é certo porque Gabriel Medina e Ítalo Ferreira se enfrentam em uma das semifinais da chave masculina.

Gabriel Medina controla a bateria e segue para a semifinal

Na terceira bateria pelas quartas de final da etapa do Mundial de surfe, Gabriel Medina, que lidera o ranking de 2021, teve como oponente o americano Conner Coffin. No começo da disputa, o surfista dos Estados Unidos começou melhor e abriu vantagem com um 6.83. 

Atrás na disputa, Medina foi para cima e assumiu o controle da bateria. Com uma sequência de três manobras, com um aéreo, o brasileiro virou o líder com 7.83 de somatória. Na sequência, mesmo tendo uma queda, o surfista bicampeão do mundo subiu seu total para 8.50 e abriu um pouco de vantagem. 

Faltando cerca de 13 minutos para o fim, Conner Coffin voltou a liderar a bateria. Com duas manobras em sequência, o americano somou mais 6.77, chegou em 13.60 e colocou pressão em Gabriel Medina. Já na reta final, o brasileiro encaixou uma série de quatro manobras na mesma onda e voltou a liderar a disputa com 13.80. 

Na reta final, o mar serenou e Gabriel Medina só precisou esperar o tempo passar e a buzina tocar para se garantir nas semifinais de Rottnest Island, na Austrália. Desta forma, o bicampeão mundial se classificou para a quarta semifinal em cinco etapas na temporada de 2021.

-Tóquio está pronta para os Jogos. Pelo menos é o que diz o COI

Ítalo Ferreira é melhor e elimina Yago Dora

Fechando a fase quartas de final da etapa do Circuito Mundial de surfe, Ítalo Ferreira e Yago Dora se enfrentaram. Com estilos parecidos, apostando na quantidade grande de ondas em cada bateria, os dois brasileiros começaram com tudo a disputa. Desta forma, por conseguir finalizar as manobras, Ítalo assumiu a liderança da disputa, com uma somatória de 9.10 contra 7.17 de Yago.

Logo em seguida, Ítalo Ferreira subiu ainda mais seu total. Com uma série de manobras, contando com um pequeno aéreo, o último campeão mundial tirou um 6.77 e colocou seu total em 11.74. Como resposta, Yago Dora fez a melhor nota da disputa, até o momento. Encaixando sua primeira série, o brasileiro tirou um 7.07 e chegou em 11.74, se colocando na briga pela vaga na semifinal.

Na reta final da bateria, Ítalo Ferreira e Yago Dora passaram a arriscar mais aéreos na disputa, mas, como erraram muito na finalização das manobras, não aumentaram suas somatórias. Desta maneira, Ítalo se manteve na liderança e saiu com a vaga para enfrentar Gabriel Medina por um dos lugares na decisão de Rottnest Island.

Miguel Pupo é eliminado por australiano

Na disputa de um lugar nas semifinais da etapa do Circuito Mundial de surfe, Miguel Pupo teve pela frente Liam O’Brien, da Austrália. No começo da bateria, os dois surfistas tiveram dificuldade de finalizar as manobras e o australiano terminou os primeiros cinco minutos em vantagem, com 2.50 contra 2.23. 

Logo na sequência, apesar de seguir sem conseguir finalizar todas as tentativas de manobras, Miguel Pupo conseguiu a virada na bateria, subindo seu total para 3.50. Em seguida, o brasileiro encaixou uma série de três manobras na mesma onda e conseguiu 7.50, colocando seu total em 9.27 e abriu vantagem na disputa. 

-Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp se classificam para a Olimpíada

Na segunda metade da bateria, apesar de Liam O’Brien ter subido seu total para 5.00, Miguel Pupo seguiu superior e aumentou ainda mais sua distância para o adversário. Com uma sequência de duas manobras fortes, o brasileiro tirou um 5.33 e chegou a 12.83 de total, encaminhando sua vaga na semifinal de Rottnest Island. 

Dentro dos 10 minutos finais, O’Brien encostou na disputa. Com uma série de três manobras na mesma onda, o surfista conseguiu um 6.90, colocou sua somatória em 9.40 e ficou vivo na disputa. Dentro dos quatro minutos finais, o australiano achou a onda da virada. Com duas manobras, Liam conseguiu um 6.33 e assumiu a liderança com 13.23. 

Oitavas de final

Gabriel Medina voa para as quartas

Na segunda bateria do dia, Gabriel Medina teve como adversário Owen Wright, da Austrália. Apesar de um equilíbrio no começo, com os dois surfistas errando as manobras nas primeiras tentativas, o brasileiro começou a colocar seu cartel de manobras. 

Em sua segunda onda, o brasileiro encaixou um aéreo 360º com mais duas manobras para tirar um 6.17 e assumir a liderança da disputa, com um total de 7.14. Na sequência, o brasileiro fez mais uma série de manobras e subiu sua somatória para 9.67, abrindo ainda mais vantagem na liderança. 

Próximo da metade da disputa, Medina encaixou mais um aéreo e, com um 8.33, o brasileiro chegou no total de 14.50. Na parte final da disputa, Owen Wright conseguiu um volume bom de ondas, subiu sua somatória para 11.00 mas não conseguiu a virada e Medina avançou para as quartas de final de Rottnest Island.  

Com a maior nota da etapa, Yago Dora segue para as quartas

Fechando as oitavas de final da etapa do Mundial de surfe, Yago Dora teve pela frente Connor O’Leary, da Austrália. Sem deixar chance para o azar, o brasileiro abriu a bateria com a maior nota do dia. Com um aéreo, Dora conseguiu um 9.10 e já abriu uma boa vantagem contra o adversário. 

Na sequência, Connor O’Leary conseguiu encostar. Com uma série de manobras, o australiano tirou um 6.43 e encostou no brasileiro. Contudo, na onda em sequência, Yago Dora literalmente voou. Com um aéreo bem alto e com 360º, Dora conseguiu 9.57, a maior nota de toda a etapa, e chegou em 18.67, encaminhando sua vaga nas quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Precisando de um verdadeiro milagre, Connor O’Leary até que tentou, mas não conseguiu melhorar sua somatória e Yago Dora só esperou a buzina para se garantir entre os oito melhores surfistas da etapa de Rottnest Island.

Em show brasileiro, Ítalo Ferreira vence Mineirinho e avança

Na penúltima bateria das oitavas de final, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza fizeram o único duelo brasileiro da fase em Rottnest Island. Com cada um dos atletas surfando ao seu estilo, os dois conseguiram somar pontos. Primeiro, Ítalo começou com tudo e, indo para quatro ondas em cerca de 10 minutos, somou 10.07 e assumiu a ponta. 

Como resposta, também ao seu estilo de surfe, Mineirinho apostou em uma série de manobras em uma onda só e tirou 5.43, mantendo o equilíbrio na mesma bateria. O troco de Ítalo Ferreira veio segundo depois. Apostando em outro jeito de surfar, o campeão mundial de 2019 desferiu uma série de manobras longas e, com um 7.27, subiu seu total para 12.67. 

Para não deixar que o adversário colocasse muita vantagem, Adriano de Souza conseguiu a maior nota da bateria. Ao seu estilo, Mineirinho conseguiu um 7.50 e subiu sua somatória para 12.93. Atrás na disputa, Ítalo Ferreira reassumiu a liderança após um aéreo, que deu ao surfista um 7.43, com um total de 14.70. 

Nos minutos finais, Adriano de Souza melhorou sua pontuação total, com um 6.77, para 14.27. Contudo, mesmo com a melhora, Mineirinho não conseguiu a virada e Ítalo Ferreira seguiu para as quartas de final da etapa de Rottnest Island. 

Miguel Pupo domina e avança no Mundial de surfe

Após a pausa na quinta-feira, a fase de oitavas de final da chave masculina voltou com o duelo entre Miguel Pupo e Michel Bourez, da França. Nos primeiros minutos da disputa, o surfista europeu abriu vantagem nas duas primeiras ondas e saiu na frente, ao somar 9.50. 

Atrás na disputa, Miguel Pupo esperou o momento certo para voar. Em uma onda não tão grande, o brasileiro encaixou um aéreo com 360º completo e conseguiu um 7.50. Com a nota, o surfista do Brasil subiu para 8.23 sua somatória. Em seguida, Pupo conseguiu um grande tudo e assumiu a liderança da bateria ao somar 14.77. 

Atrás na disputa com o brasileiro, Bourez apostou na quantidade de ondas surfadas e subiu seu total para 13.07, com um 6.90. Já na reta final da bateria, Miguel Pupo conseguiu mais um longo tubo mas a nota acabou sendo a terceira maior do brasileiro na disputa e não entrou na somatória. Com a vantagem, Miguel controlou o fim e se garantiu nas quartas de final. 

Mais em Surfe