Siga o OTD

Surfe

Brasil segue com três representantes nas quartas de final em Narrabeen Classic

Em dia ruim para os brasileiros, Gabriel Medina, Yago Dora e Tatiana Weston-Webb seguem vivos em busca do título na Austrália

Gabriel Medina Margaret River
WSL Cait Miers

O dia não foi bom para o Brasil. Em mais um dia de baterias em Narrabeen Classic, a terceira etapa do Mundial de Surfe de 2021, na Austrália, somente três surfistas brasileiros seguem vivos. Neste domingo (19), no masculino, Gabriel Medina, que conseguiu a melhor nota de toda a etapa em um aéreo, e Yago Dora estão entre os oito melhores. Já no feminino, Tatiana Weston-Webb ditou o ritmo do começo ao fim e segue viva em busca do título.

Gabriel Medina voa para as quartas

No único duelo brasileiro nas oitavas de final, Gabriel Medina e Caio Ibelli colocaram sua rivalidade a prova. No começo da disputa, Medina foi melhor. Com duas ondas e boas séries de manobras, o bicampeão mundial abriu a disputa na liderança, com 8.27 contra 3.00 de Ibelli. 

Após um longo período sem ondas, Gabriel Medina foi para o ar. Pegando uma onda quebrando da direita, o brasileiro fez um aéreo com 360º completo, conseguiu um 9.00, colocou seu total em 14.00 e praticamente assegurou sua vaga nas quartas de final de Narrabeen Classic. 

Nos últimos quatro minutos de bateria, Caio Ibelli buscou algumas ondas mas a virada não veio. Com isso, Gabriel Medina se garantiu nas quartas de final de Narrabeen Classic. Na busca por uma das vagas na semifinal, o brasileiro bicampeão mundial terá pela frente o australiano Morgan Cibilic, repetindo o duelo da semifinal da Newcastle Cup.

Além disso, com a vaga garantida entre os oito melhores surfistas em Narrabeen Classic e a eliminação de Ítalo Ferreira nas oitavas de final, Gabriel Medina já garante a liderança do ranking mundial para a próxima etapa do circuito mundial de surfe, que será disputada em Margaret River.

Yago Dora domina a bateria e segue para as quartas

Após disputar o round 3 neste domingo (19), Yago Dora voltou para a água e enfrentou o sul-africano Jordy Smith por uma das vagas nas quartas de final. No começo da bateria, o brasileiro foi melhor e se colocou na liderança com 6.84 contra 2.57. 

Atrás do placar, Jordy encostou. Com um 4.27, o sul-africano encostou na disputa, com um total de 6.27. Como resposta, já na segunda metade da bateria, Yago Dora aumentou sua somatória, chegando a 7.64 e deixando Smith em uma situação complicada, por conta da situação do mar. 

Foto: WSL/Masurel

Já no terço final da disputa, os dois surfistas passaram a emendar onda atrás de onda, trocaram notas e elevaram a somatória, com Yago Dora mantendo a liderança com 11.17 contra 7.80 de Jordy Smith. Na reta final, o brasileiro soube controlar a vantagem, saiu com a vitória e a vaga nas quartas de final da etapa do Mundial de surfe, que já é a melhor colocação de Yago na temporada 2021.

Tatiana Weston-Webb está entre as oito melhores

Primeira atleta do Brasil a cair na água nas oitavas de final, Tatiana Weston-Webb teve a australiana Nikki Van Dijk como adversária por um dos lugares entre as oito melhores de Narrabeen Classic. Logo nos primeiros minutos de bateria, Tatiana abriu vantagem nas duas primeiras ondas que pegou, conseguindo uma somatória de 12.33.

Próximo da metade da bateria, Nikki Van Dijk não havia surfado nenhuma onda e começou a ficar em uma situação complicada, já que para assumir a liderança da disputa a australiana precisava de pelo menos duas ondas. 

Com cerca de 12 minutos para o fim, Nikki somou sua primeira nota, um 2.50, e ficou precisando de um 9.83 para assumir a liderança. Após a pontuação da australiana, Tatiana Weston-Webb voltou a melhorar sua somatória.

Tatiana Weston Webb
– WSL / KURT STEINMETZ

Com uma das melhores sequências de manobras do dia na chave feminina, a brasileira tirou um 6.17, subiu seu total para 14.00 e voltou a deixar a adversária precisando de uma combinação para assumir a ponta. Na reta final, Nikki Van Dijk aumentou seu total, mas nada que incomodasse a surfista do Brasil e Tati Weston-Webb se garantiu nas quartas de final de Narrabeen Classic. 

Por uma das vagas na semifinal da etapa do Mundial de surfe, a brasileira medirá forças contra Sally Fitzgibbons, também na Austrália.

Eliminações nas oitavas de final na chave masculina

Prancha quebra e Filipinho é eliminado

Abrindo as oitavas de final da chave masculina, Filipe Toledo teve o português Frederico Morais. Após mais de sete minutos sem ondas, o surfista de Portugal conseguiu a primeira onda e tomou o primeiro posto da disputa com 4.00. Na sequência, Morais encontrou mais uma manobra e abriu 7.97. 

Filipe Toledo
– WSL / DANIEL SMORIGO

Com o mar mais parado do que no começo do dia, Filipinho teve problemas para achar uma boa onda e chegou na metade da disputa sem ter notas. Já na segunda parte da bateria, o surfista brasileiro encontrou sua primeira série de manobras e tirou um 3.93, voltando para a disputa pela vaga nas quartas de final da etapa do Mundial de surfe. 

Já na reta final, na tentativa de um aéreo, a prancha de Filipinho quebrou e complicou o brasileiro na disputa. Enquanto Toledo se complicou, Frederico Morais abriu ainda vantagem na liderança. Com duas ondas e uma série de manobras, o português chegou em 10.10, com dois minutos para o fim. 

-Brasil avança com quatro duplas para as quartas de final em Cancún

Com cerca de 90s para o fim, Filipe Toledo encontrou uma série de manobras e assumiu a liderança da bateria, com 10.93. Contudo, na onda seguinte, com 30s para o término, Frederico Morais aumentou seu total, chegando a 11.60 e saiu com a vaga nas quartas de final de Narrabeen Classic.

Ítalo Ferreira é eliminado na última onda

Assim como aconteceu em outras baterias do dia, o duelo entre Ítalo Ferreira e o americano Connor Coffin foi marcado pela falta de ondas. Com isso, o brasileiro assumiu a liderança mesmo sofrendo uma queda na tentativa de um aéreo, com 1.50 contra 1.00. 

Alguns minutos mais tarde, Ítalo aumentou um pouco a vantagem na liderança, com notas de sequências de manobras, e chegou em uma somatória de 3.57. Voltando a somar notas após uma longa pausa, Connor Coffin achou a melhor onda da bateria.

Photo by Damien Poullenot/World Surf League via Getty Images

Com uma série de manobras encaixadas, o americano tirou um 5.00, subiu seu total para 6.00 e assumiu a ponta. Em seguida, Connor fez a melhor onda da bateria. Com um 5.67, o surfista dos Estados Unidos colocou sua somatória em 10.67 e colocou Ítalo Ferreira em uma situação complicada na disputa pela vaga nas quartas de final. 

Faltando cerca de 10 minutos para o fim, Ítalo fez sua primeira série. Com rasgadas fortes, o brasileiro igualou a melhor nota da bateria, aumentou seu total para 7.74 e voltou para a briga. 

Após entrar na briga, o atual campeão mundial conseguiu a virada. Com uma sequência de ondas, Ítalo Ferreira virou em sua última onda. Precisando de um 5.00, o brasileiro igualou a pontuação do australiano, com 10.67, e ficou na frente nos critérios de desempate. Contudo, Connor Coffin conseguiu uma pequena série nos últimos 20s e melhorou sua nota para 11.47, eliminando o líder do ranking mundial da terceira etapa do circuito mundial de surfe.

Jadson André é superado por australiano

O segundo brasileiro a buscar uma vaga nas quartas de final foi Jadson André. No duelo contra o australiano Ethan Ewing, a bateria começou parada. Após a organização reiniciar a disputa, por falta de ondas, o surfista do Brasil foi mais rápido em busca da primeira série de manobras e abriu 3.63 de diferença. 

Com mais de 10 minutos passados do confronto, Ethan Ewing pegou sua primeira onda e, mesmo com a melhor nota da bateria, permaneceu em segundo com 3.50. Contudo, embalado com o momento, o australiano somou mais 1.33 e tomou a liderança com um total de 4.88, colocando pressão em Jadson André. 

Um pouco depois da metade da bateria, os dois surfistas conseguiram ondas e o australiano seguiu na liderança, com 6.17 contra 4.90. Atrás do placar, Jadson conseguiu a virada ao tirar um 4.83 e totalizar 7.50. Contudo, a resposta de Ethan demorou apenas alguns segundos. Com um 6.17 em uma série de manobras, o australiano voltou a liderar, com uma somatória de 9.67, jogando a pressão para o lado verde e amarelo. 

Foto: WSL/Rowland

Com cerca de cinco minutos para o fim, Jadson André voltou a frente. Com uma boa onda e conseguindo encaixar uma série de manobras, o brasileiro chegou a uma somatória de 9.70 e deixou o problema para o lado do australiano. 

Com três minutos para o fim, Ethan respondeu. Conseguindo uma pequena série de rasgadas, o surfista da Austrália trocou uma de suas notas e chegou em um total de 10.97, voltando a ficar com a vaga para as quartas de final de Narrabeen Classic. No momento definição, Jadson André tinha a prioridade mas o mar não ajudou e o brasileiro foi eliminado da etapa do Mundial de surfe. 

Como foi o restante do dia

Yago Dora vence confronto brasileiro

Na segunda bateria do dia, ainda pelo round 3, Peterson Crisanto e Yago Dora duelaram por uma das vagas nas oitavas de final. Melhor nos primeiros minutos de bateria, Peterson começou com tudo e somou 6.07 nas duas primeiras ondas, ficando com a liderança. Como resposta, Yago teve a melhor nota do dia, até o momento.

Com uma série de três manobras, o brasileiro teve um 6.17 e tomou a liderança com 7.17 de somatória. Próximo da metade da disputa, Yago Dora melhorou seu total, chegando a 8.94, e passou a pressão para Peterson Crisanto. Tentando fazer uso da prioridade, Peterson deixou algumas ondas passarem e viu a diferença subir. 

Encaixando dois aéreos, um deles com a maior nota de toda a Narrabeen Classic até o momento, Yago melhorou seu total chegando a 16.33 e deixou o adversário precisando de uma combinação para avançar para as oitavas de final, o que não aconteceu e Yago Dora se garantiu entre os 16 melhores.

Adriano de Souza dá adeus 

Na penúltima bateria do round 3, Adriano de Souza, o Mineirinho, teve o americano Griffin Colapinto como adversário. Começando com tudo, o surfista dos Estados Unidos abriu uma boa vantagem com 7.17, nas duas primeiras ondas que buscou. Como resposta, o brasileiro fez uma série de manobras e tirou um 4.83, encostando na disputa pela vaga na próxima fase de Narrabeen Classic. 

Adriano de Souza etapa de Newcastle do mundial de surfe
WSL

Logo na sequência, Mineirinho virou, Com uma onda de 3.60, o brasileiro chegou em 8.43, assumiu a ponta da bateria e jogou a pressão em Griffin Colapinto. Já no terço final da disputa, o americano virou. Com uma nota 4.77, o surfista chegou em 11.44 e voltou a liderar. 

-Com Leal apagado, Civitanova perde 2º jogo da final do Italiano

Na reta final, precisando de 6.62, Mineirinho ficou no quase. Com uma boa série de manobras, o brasileiro tirou um 6.60 e ficou 0.01 atrás de Griffin. Nas duas últimas ondas da disputa, Colapinto tirou a maior nota da bateria, um 6.90, e avançou com 13.57 para as oitavas de final, eliminando Adriano de Souza da etapa do Mundial de surfe. 

Alex Ribeiro não supera sul-africano 

Ainda pelo round 3 masculino, em que o Brasil conseguiu classificar cinco atletas, Alex Ribeiro teve o sul-africano Jordy Smith como oponente. No começo da bateria, o atleta da África do Sul saiu na frente e tomou a liderança com 4.93 de somatória. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Como resposta, Alex Ribeiro conseguiu um 4.83 em uma onda e encostou na disputa, mas por pouco tempo. Logo após a nota do brasileiro, Jordy Smith encaixou uma boa série de manobras, fez um 5.50 e colocou a somatória em 9.00. 

Próximo da metade da bateria, os dois surfistas conseguiram trocar suas notas e Jordy Smith seguiu na liderança, com 9.33 contra 8.66. Na reta final, Alex Ribeiro tinha a prioridade, mas errou e não conseguiu melhorar sua somatória. Com isso, o brasileiro acabou eliminado da etapa do Mundial de surfe. 

Mais em Surfe