Siga o OTD

Paris 2024

‘Lugar de crânios’ é escolhido como sede para Paris-2024

Teahupoo, no Taiti, fica a quase 15 mil quilômetros distante da capital francesa e é conhecida como uma das ondas mais brutais do mundo. Medina já ganhou lá duas vezes no circuito mundial

Teahupo'o, no Taiti, é escolhida como sede para Paris-2024
Gabriel Medina já venceu a etapa de Teahupoo duas vezes (Matt Dunbar/WSL/arquivo)

Uma das ondas mais pesadas do mundo foi oficialmente confirmada como sede olímpica. Teahupoo, no Taiti, será o cenário onde os melhores surfistas do mundo buscarão o ouro nos Jogos de Paris-2024.

Teahupoo foi incluída na lista das ’10 Ondas Mortais’ da “Transworld Surf”, revista especializada na modalidade, e é comumente referida como a “onda mais pesada do mundo”. O nome Teahupoo é traduzido livremente como “cortar a cabeça” ou “lugar de crânios” e faz parte do Circuito Mundial da WSL. Gabriel Medina já faturou a etapa taitiana duas vezes (2014 e 2018)

O Taiti, na Polinésia Francesa, é considerado uma região da França, os habitantes são franceses, bem como a língua francesa é oficial.

A decisão por Teahupoo como o local do surfe para os Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024 foi sinalizada pela primeira vez há um ano pelo Comitê Organizador e recebeu um aceno pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em março.

Tatiana Weston-Webb Teahupoo paris-2024 surfe taiti
Tatiana Weston-Webb surfando em Teahupoo no ano de 2017 (Divulgação)

Mas a entidade máxima do esporte olímpico só tornou formal a escolha de hospedar o surfe olímpico em uma das ondas mais famosas e notórias do mundo na última segunda-feira (7).

“Estamos muito satisfeitos que o COI tenha aprovado oficialmente a inclusão do surfe nas Olimpíadas de Paris 2024 e gostaríamos de reconhecer o trabalho árduo da ISA (International Surfing Association) por seu compromisso e trabalho para o esporte global do surfe”, disse o CEO da WSL, Erik Logan .

“É uma oportunidade incrível para o nosso esporte e principalmente para os nossos atletas, que são realmente os melhores surfistas do mundo. Tóquio e Paris serão uma plataforma incrível para eles mostrarem o esporte e aumentarem seus perfis no cenário mundial”, finalizou Logan.

+ Na abertura da WSL, Tatiana Weston-Webb avança às quartas

Polêmica

A grande questão é que Teahupoo está localizada a mais de 15 mil km de Paris, cidade-sede dos Jogos de 2024.

O COI tinha algumas preocupações com a competição de surfe ser realizada tão longe da cidade-sede. Quatro outras cidades francesas estavam na mistura, incluindo Hossegor e Biarritz, mas a atração na Polinésia Francesa provou-se irresistível tamanho o apelo do lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os surfistas vão competir durante a primeira semana dos Jogos de Paris-2024, depois terão a oportunidade de curtir a segunda semana na Vila Olímpica, além de caminharem na Cerimônia de Encerramento.

Mais em Paris 2024