Siga o OTD

Surfe

Sophia Medina é campeã brasileira Sub-16 e Sub-18

Com o cancelamento da terceira etapa do Junior Tour, paulista de 15 anos levou o título baseado nos resultados das duas anteriores

Sophia Medina - CBSurf Junior Tour
Sophia Medina domina as categorias de base do Brasil (Instagram/sophiamedina)

Com o cancelamento oficial da terceira etapa do CBSurf Junior Tour, Sophia Medina, de apenas 15 anos, se consagrou campeã brasileira nas categorias Sub-16 e Sub-18, garantindo assim a vaga para representar o Brasil no Mundial de surfe.

Assim, o título brasileiro vem após as duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro de surfe de base. Na primeira, ainda antes da pandemia, Sophia Medina venceu a categoria Sub-16 e ficou em segundo na Sub-18. E na segunda etapa, repetiu o feito na disputa até 16 anos e conseguiu a vitória na de até 18, vencendo a atual bicampeã nacional.

Com isso, a irmã de Gabriel Medina encerra o ano com 2 mil pontos na Sub-16, seguida pelas vice-campeãs Sophia Goncalves, paulista de apenas 14 anos, e da catarinense Kiany Hyakutake, ambas com 1.530 pontos. Na sub-18, Sophia somou 1.860 pontos contra 1.590 da carioca Julia Duarte, que até então era bicampeã brasileira, e de Maju Freitas, também do Rio, com 1.450.

“Com o cancelamento da última etapa do CBS Júnior tour fui consagrada campeã brasileira de 2020 nas duas categorias sub 16 e sub 18 com a vaga internacional para representar o Brasil no mundial, se rolar. Vamos com tudo!!! Primeiramente quero agradecer a Deus, sem Ele não conseguiria nada disso, Também a minha família e a todos que me apoiam e torcem!”, disse a surfista em sua conta no Instagram. “Minha campeã”, comentou Gabriel Medina, logo o primeiro após a postagem.

Brilhando e brilhando

Antes disso, Sophia Medina já havia sido campeã do Hang Loose Surf Attack, garantindo o bicampeonato estudual, já que levou a competição também em 2018.

E por fim, disputou também a primeira etapa do CBSurf Pro, o Circuito Brasileiro profissional de surfe e chegou na grande final, eliminando ninguém menos que Silvana Lima na semi.

Sophia Medina campeã do CBSurf Junior Tour
(Instagram/sophiamedina)

Mais promessas

Não foi apenas Sophia Medina que brilhou nao circuito nacional de base no surfe brasileiro. A xará dela, Sophia Gonçalves levou no Sub-14 mesmo sem tem vencido uma etapa. Ficou em terceiro na primeira e em segundo na segunda e levou o título com 1590 pontos. Luara Mandelli, do Paraná, ficou em segundo com 1.500 e a baiana Maria Eduardo foi a terceira com 1.415

No masculino, o paulista Caio Costa também levou no Sub-16 e Sub-18 com 1.610 e 1.730 pontos respectivamente. Cauã Costa (RJ-1.555) e Mateus Sena (RN-1.470) vieram logo depois entre os mais velhos e Guilherme Fernandes (SP-1.470) e Kayki Araujo (SC-1.165) entre os mais novos. Na Sub-14, o título ficou com Murilo Coura (SP-1.720), seguido por Daniel Duarte (SP-1.488) e Gabriel Guerreiro (BA-1.340).

Caio Costa surfe circuito brasileiro de surfe de base CBSurf Júnior Tour
Caio Costa, após vencer em Ubatuba (Júnior Smorigo)

Cancelamento da etapa

A terceira etapa do CBSurf Junior Tour estava prevista para acontecer entre 26 e 27 de dezembro em Natal (RN), mas foi cancelada pela CBSurf. Segundo a entidade, a decisão foi tomada devido aos problemas logísticos e familiares da data, por ser entre o Natal e o Ano Novo, com passagens áreas e hospedagens mais caras, além de se tratar de atletas menores de 18 anos, que precisam de acompanhantes.

SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Assim, o ranking e os títulos brasileiros de base foram determinados pelas duas primeiras etapas do Circuito, em Itacaré (BA) e Ubatuba (SP).

Mais em Surfe