Siga o OTD

Surfe

Sophia Medina toma conta das categorias de base no país

Com apenas 15 anos, irmã do bicampeão mundial Gabriel Medina venceu o Sub-16 e o Sub-18 da segunda etapa do circuito nacional e lidera as duas categorias

Sophia Medina surfe circuito brasileiro de surfe de base CBSurf Júnior Tour
Sophia tem apenas 15 anos de idade (Júnior Smorigo)

A segunda etapa do circuito brasileiro de surfe de base, a CBSurf Júnior Tour, consagrou mais uma vez a jovem Sophia Medina, de apenas 15 anos. A paulista não apenas venceu nas categorias Sub-16 e Sub-18 como também saiu de Ubatuba líder do ranking nas duas categorias. Vale lembrar que ela já havia feito a final da primeira etapa do circuito profissional, eliminando na semi ninguém menos que Silvana Lima.

A segunda etapa do circuito brasileiro de surfe de base foi realizada na praia de Itamabuca, entre os dias 19 e 20 de novembro. No Sub-16, Sophia Medina avançou até a final sempre em primeiro lugar e com a melhor média da categoria. Na final, derrotou por apenas um ponto Sophia Gonçalves, outra grande promessa que lidera o ranking Sub-14.

“Foi muito bom ter vencido mais um campeonato aqui. Com certeza, isso é resultado de muito treino e dedicação, na chuva, no frio, no calor. Foi muito divertido surfar ondas boas, com meninas que também evoluíram muito”, afirmou a irmã do bicampeão mundial Gabriel Medina.

sophia-medina-surfe-segunda-etapa-cbsurf-junior-tour-medalha
Sophia já beliscou bons resultados até entre os adultos (Júnior Smorigo)

Com o resultado, ela lidera o ranking da Sub-16 do CBSurf Júnior Tour já que venceu também a primeira etapa, em Itacaré, na Bahia, ainda antes da paralisação causada pela pandemia.

Como se não bastasse, Sophia também venceu, pouco antes desta etapa agora em Itamambuca, o Hang Loose Surf Attack, garantindo o bicampeonato estadual.

Idade não define talento

Um dia levar de vencer no Sub-16, Sophia Medina ganhou também a categoria Sub-18, a última antes dos adultos. E bateu ninguém menos do que a atual bicampeã brasileira da categoria, Júlia Duarte. A carioca só foi derrotada na última onda, por uma diferença de dois décimos.

Vídeo dela mesma feito há quatro semanas

“Eu nem sei descrever o que estou sentindo. É a primeira vez que eu consigo ganhar duas categorias no Nacional, um campeonato onde estão as melhores do País. Para mim, foi o mais importante que já ganhei até agora e estou muito feliz. Ainda nem caiu a ficha que eu ganhei tudo isso, mas é resultado de muito trabalho, esforço e dedicação”, falou Sophia, destacando a perseverança de conseguir a virada. “Aprendi isso com o meu pai, tenho o exemplo do meu irmão, de nunca desistir, e mantive a calma”.

Com o segundo lugar da etapa de estreia nesta categoria, Sophia Media assumiu também a liderança do CBSurf Júnior Tour no Sub-18.

Caio Costa

Se no feminino Sophia Medina é quem dá as cartas, no masculino é Caio Costa. Ele também venceu no Sub-18, deixando Diego Aguiar em segundo, Lucas Catapam em terceiro e Kaian Medeiros em quarto.

Caio Costa surfe circuito brasileiro de surfe de base CBSurf Júnior Tour
Caio venceu na Sub-18 em Itamambuca (Júnior Smorigo)

“Estou muito contente em vencer na categoria acima da minha. Na Sub-16 acabei perdendo na semifinal, mas mantive a cabeça erguida e foi para a Sub-18 focado. Eu consegui manter meus treinamentos na pandemia com o meu técnico, Alex Leco, e por isso que vim bem preparado”, destacou.

SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Apesar de ter caído na semifinal do Sub-16, Caio Costa também lidera o ranking já que venceu a primeira etapa em Itacaré, na Bahia.

Mais em Surfe