O Brasil já definiu os atletas que representarão o país no skate nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, que ocorrerão entre os dias 8 e 11 de agosto de 2025. Os atletas escolhidos são Filipe Mota, Matheus Mendes, Daniela Vitória e Maria Lúcia, todos competindo na modalidade Street. Apesar de ser um evento importante, já que os campeões garantem vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2027, Rayssa Leal e principal nome brasileiro na modalidade, ficou de fora da convocação.
- Corinthians segue em busca do Final Four na Liga Sul-Americana
- Flamengo conquista 10ª vitória e mantém invencibilidade no NBB
- Taubaté cresce no final e ganha oitavo título da Liga Nacional
- Duda e Ana Patrícia avançam com vitória por questões médicas
- Sada Cruzeiro ganha do Goiás e reassume liderança da Superliga
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Segundo o regulamento, só podem participar do skate nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção atletas que completarem 20 anos, no máximo, até 31 de dezembro. Rayssa Leal tem hoje 17 anos e poderia ser chamada. Mas ela resolveu abrir espaço para novos nomes e também para se dedicar à preparação para o Mundial de street, que acontece em setembro nos Estados Unidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Expectativas para os Jogos Pan-Americanos Júnior
A vice-presidente da CBSk, Aline Dantas, expressou confiança na performance dos atletas. “Temos certeza de que o skate brasileiro vai chegar forte e muito bem representado nos Jogos Pan-Americanos Júnior. São quatro nomes da nova geração, já com experiência em competições internacionais, e que vão contar com o nosso suporte nesse período de preparação e na competição. Vamos seguir trabalhando muito para mais uma grande participação do Brasil.”
Os skatistas se prepararão em um ciclo de treinamento na Praça Duó, no Rio de Janeiro, de 14 a 17 de julho. A comissão técnica da CBSk que acompanhará os atletas inclui Aline Dantas, Bernardo Villano, Rogério Mancha, Fábio Castilho e Julio Detefon. Em Assunção, Aline Dantas e Fábio Castilho serão os representantes da comissão técnica.
Perfis dos skatistas selecionados
Filipe Mota, de 18 anos, já participou da corrida olímpica para Paris 2024 e esteve presente na Copa do Mundo de Roma de 2025. Natural de Patos de Minas (MG), ele integrou a Seleção Júnior de 2020 a 2024.
Matheus Mendes, com 16 anos e natural do Rio de Janeiro (RJ), faz parte da Seleção Brasileira Júnior desde 2022 e foi campeão brasileiro Amador em 2024.
Maria Lúcia, atual campeã brasileira Pro, tem 15 anos e é de Canoas (RS). Ela também participou do Mundial de Street de 2024 e da Copa do Mundo de Roma de 2025.
Por fim, Daniela Vitória, também de 16 anos e natural de Manaus (AM), ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro Amador de 2024. Ele integrou a Seleção Brasileira Júnior de 2020 até o início de 2025.
Formato e cronograma das competições
As competições de skate nos Jogos Pan-Americanos Júnior seguirão o seguinte formato: nas semifinais, 18 skatistas por categoria (masculino e feminino) terão 2 voltas de 45 segundos e 3 manobras, valendo a melhor volta e a melhor manobra. Na final, 8 skatistas por categoria terão 3 voltas de 45 segundos e 3 manobras, também valendo a melhor volta e a melhor manobra.
O cronograma das competições é o seguinte: nos dias 8 e 9 de agosto, ocorrerão os treinos; no dia 10, as semifinais femininas acontecerão das 11h40 às 14h25, seguidas pelas semifinais masculinas das 14h50 às 17h35; e no dia 11, as finais femininas estão programadas para as 13h às 14h15, enquanto as finais masculinas ocorrerão das 14h55 às 16h10, todos os horários no fuso de Brasília (DF).