Siga o OTD

Skate

Por decisão judicial, CBSk retoma controle do skate brasileiro

A Corte Arbitral do Esporte revogou, de forma cautelar, a desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding à World Skate

Na imagem, Rayssa Leal executando manobra com skate que foi doado.
(Foto: Wander Roberto/COB)

Através de decisão judicial cautelar da Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), órgão responsável por julgar questões jurídicas no esporte internacional, a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) voltou a gerenciar o skate brasileiro e continuará filiada à World Skate até a decisão definitiva do processo. Anteriormente, em janeiro, a instituição havia escolhido a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) para controlar a modalidade no Brasil.

Segundo nota oficial divulgada pela própria CBSk, o CAS determinou que a desfiliação, no momento, prejudicaria a preparação dos atletas e da equipe técnica para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que acontecerão em menos de cinco meses. Ainda no seu pronunciamento, a federação diz que, desde a última sexta-feira (23), voltou a receber repasses financeiros provenientes da Lei Agnelo/Piva. O Olimpíada Todo Dia entrou em contato para ter o acesso ao documento do CAS, mas não obteve a liberação pela equipe jurídica da CBSk.

Além disso, alguns atletas comentaram na publicação da CBSk nas redes sociais. Luigi Cini, Pâmela Rosa, Rony Gomes e Virginia Fortes Aguas, entre outros, deixaram o seu apoio à decisão. Duda Musa, presidente da federação brasileira, também postou o comunicado em seu perfil.

Confira a nota oficial da CBSk na íntegra

“A Corte Arbitral do Esporte (CAS) emitiu, nesta terça-feira (27), decisão cautelar revogando a desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) da World Skate. O CAS considerou que a desfiliação, agora, seria muito prejudicial dentro de todo o trabalho que envolve a preparação olímpica. Assim, a CBSk retoma o gerenciamento da modalidade e permanece filiada até a decisão final do processo.

Desde sexta-feira (23), a CBSk voltou a receber os repasses provenientes da Lei Agnelo/Piva com base em um parecer do Conselho Nacional do Esporte. A decisão foi ratificada em reunião realizada na quinta-feira (22) com representantes do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da CBSk.

Agora, a entidade segue focada na preparação para as Olimpíadas de Paris enquanto aguarda a decisão final do julgamento da Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Vida longa ao Skateboarding Brasileiro!

Posicionamento oficial do COB

No seu site, o COB confirmou a decisão da Corte Arbitral do Esporte de deixar o gerenciamento do skate e dar lugar à CBSk. “O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi informado oficialmente da liminar concedida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) suspendendo a decisão de desfiliação da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) à World Skate (WS). Com isso, o COB deixa a gestão da modalidade de imediato e a CBSk volta a conduzir a preparação dos atletas da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris-2024. A Confederação não havia sido desfiliada pelo COB e, desta forma, não haverá alteração desse status. O COB manterá todo apoio necessário à CBSK e às necessidades para a preparação dos skatistas brasileiros rumo aos Jogos de Paris”, disse a organização, através de uma nota oficial.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Skate