Siga o OTD

Skate

Pro Tour de Dubai de skate park: saiba onde assistir a competição

Saiba todas as informações e como assistir ao vivo o Pro Tour de Dubai, torneio com a presença de 18 skatistas brasileiros

Pedro Barros, um dos destaques da delegação brasileira no Pro Tour de Dubai de skate park (Foto: Julio Detefon/CBSk)
(Foto: Julio Detefon/CBSk)

Nesta semana acontecerá, nos Emirados Árabes Unidos, o Pro Tour de Dubai de skate park, reunindo os principais atletas do mundo na modalidade entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Ao todo, o Brasil levará ao continente asiático 18 skatistas, com direito a nomes como Augusto Akio, Isadora Pacheco, Pedro Barros, Raicca Ventura, entre outros. Além disso, a competição terá transmissão do Olympic Channel a partir da fase de semifinal.

O torneio completa a primeira janela classificatória aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ao final da disputa, os 44 melhores atletas de cada um dos rankings mundiais seguirão adiante na briga pela vaga olímpica. Depois, haverá mais duas competições antes do evento multiesportivo na capital francesa: os Olympics Qualifier Series de Xangai, em maio, e de Budapeste, no final de junho. Lembrando que, neste grupo de 44 skatistas, há um limite de seis por país em cada gênero.

Participação brasileira e principais adversários

Entre os homens, o maior destaque da delegação brasileira é Augusto Akio, atual segundo colocado do ranking mundial. Outro nome para ficar de olho é o de Pedro Barros, prata nas Olimpíadas de Tóquio-2020 e dono de quatro medalhas em Campeonatos Mundiais. Por outro lado, o principal desfalque é o de Luigi Cini, quinto melhor skatista do mundo, que se recupera de uma lesão. André Mariano, Dan Sabino, Gui Khury, Héricles Fagundes, Kalani Konig, Luiz Francisco, Murilo Peres, Pedro Carvalho e Pedro Quintas completam o time masculino.

Já no feminino, Raicca Ventura, de apenas 16 anos de idade, é quem lidera a equipe do Brasil. Prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e bronze no Pro Tour de San Juan, na Argentina, a jovem paulista está com vaga encaminhada para Paris, por se encontrar na quinta posição do ranking mundial. Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp, representantes da seleção brasileira em Tóquio-2020, são as outras skatistas do país que são top-20 do planeta na modalidade. Por fim, as novatas Fernanda Tonissi, Helena Laurino e Sofia Godoy fecham o time.

Quem pode impedir um título brasileiro entre as mulheres é a japonesa Kokona Hiraki, vice-campeã mundial e detentora de quatro medalhas em edições X-Games. Outras fortes concorrentes são Hinano Kusaki, também do Japão, e a australiana Ruby Trew. Do mesmo modo, no masculino, os maiores rivais são o trio estadunidense, formado por Gavin Bottger, Jagger Eaton e Tate Carew.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Skate