Siga o OTD

COB

COB publica carta aberta aos skatistas brasileiros

Paulo Wanderley escreve carta aos skatistas brasileiros, onde diz que COB terá que acatar a decisão da World Skate de disfiliar a CBSk

Paulo Wanderley, presidente do COB, escreve carta aos skatistas brasileiros
(Foto: Alex Ferro/COB)

Após uma série de manifestações dos skatistas brasileiros nas redes sociais sobre a disfiliação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) pela federação internacional da modalidade, a World Skate, foi a vez do Comitê Olímpico do Brasil se pronunciar. Em uma carta aberta direcionada aos skatistas do país, o presidente do COB Paulo Wanderley explicou que para cumprir a Carta Olímpica o COB terá que acatar a decisão da World Skate. Mas o gestor também afirmou que a preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris não será comprometida.

Entenda o que aconteceu

Nos últimos anos, a CBSK vem acumulando episódios de atrito com a World Skate e a CBHP. O último capítulo do impasse aconteceu no início desta semana, quando a Federação Internacional decidiu desfiliar a Confederação de Skate. Então, definiu a entidade brasileira de hóquei em patins como regente do skate no Brasil. Contudo, por conta de se tratar do ano olímpico a transição acabou adiada e o Comitê Olímpico do Brasil assumiu a modalidade até Paris.

Como resposta, a CBSK divulgou uma carta aberta em que define a decisão da World Skate como uma “decisão arbitrária” e “carregada de teor político e cercada por irregularidades” . A entidade também acusou o COB de ter “uma postura passiva” diante de todo o processo, além de estar acatando uma “determinação ilegal” da Federação Internacional. Dessa forma, o Comitê brasileiro estaria abrindo “um perigoso precedente de insegurança jurídica”. Confira o texto completo.

O COB se manifestou oficialmente pela primeira vez sobre o caso nesta sexta-feira. Veja abaixo a carta que foi assinada pelo presidente Paulo Wanderley.

Carta aberta do COB aos skatistas brasileiros

Caros skatistas,

A essa altura, todos vocês sabem das repercussões da decisão da World Skate sobre a desfiliação da CBSk. O Comitê Olímpico do Brasil está ciente de que é um acontecimento de grande impacto, principalmente por se tratar de um ano olímpico.

É um cenário que traz muitas dúvidas. E aqui, nesta carta aberta a vocês, espero trazer uma reflexão do ponto de vista conceitual, de como é a dinâmica que norteia as atuações do COB e de todas as outras entidades do chamado Movimento Olímpico.

No Movimento Olímpico, cada integrante tem o seu papel definido pela Carta Olímpica, que é a “Constituição” do esporte olímpico. Neste universo, são vocês, Atletas, os protagonistas.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) é a autoridade máxima deste sistema, em termos de gestão. Já os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) são representantes do COI em seus respectivos países. Entre inúmeras outras atribuições, cabe aos CONs garantir a participação de sua delegação nos Jogos Olímpicos, seja através da inscrição propriamente dita, seja por meios que viabilizem a sua preparação olímpica e toda a logística operacional.

Por sua vez, as Federações Internacionais (FIs) são responsáveis perante o COI por estabelecer as regras de cada esporte, por gerir as competições nos Jogos Olímpicos e organizar os campeonatos mundiais. Nesta engrenagem, cabe às Federações Internacionais designar a única entidade nacional responsável por administrar o seu esporte nos países filiados ao COI.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Neste contexto, de acordo com a Carta Olímpica, os Comitês Olímpicos Nacionais têm que seguir a determinação das Federações Internacionais em relação a este ponto. Se não o fizerem, existe o risco de sanções – como, por exemplo, o Brasil não poder ter representações em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais nessas modalidades específicas.

O COB, como parte do Sistema Olímpico, planeja, executa, fomenta e segue as orientações e decisões de várias entidades internacionais: Organização Desportiva Sul-americana, Organização Desportiva Pan-americana, Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais, Federações Internacionais, Comitê Olímpico Internacional e a Agência Mundial Antidoping.

Todas essas entidades têm autonomia em sua respectiva jurisdição, mas sempre em obediência à Carta Olímpica. Portanto, cabe ao COB, assim como às outras entidades esportivas, respeitar estatutos e cumprir as determinações da Carta Olímpica, sempre respeitando o nível hierárquico.

A prioridade do COB sempre será trabalhar em prol da excelência do esporte olímpico, proporcionando todas as condições para que o atleta possa manter o foco em sua preparação técnico-esportiva, especialmente neste momento tão singular que são os Jogos Olímpicos. Sempre preservaremos o bem-estar e a saúde física de nossos atletas e sempre estaremos ao seu lado, trabalhando em parceria, por compartilharmos o mesmo sentimento: amor pelo esporte.

O COB assegura que a preparação olímpica rumo a Paris 2024 dos atletas, cujos resultados esportivos tanto nos orgulham, não será comprometida. Esse respaldo também se estende a todos os integrantes de suas comissões técnicas. Nós nos comprometemos a dar o nosso melhor. O talento e determinação de nossos skatistas nos dão a certeza de que compartilharemos momentos de muita emoção no pódio dos Jogos Olímpicos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em COB