Siga o OTD

Skate

Skatistas brasileiros se manifestam em defesa da CBSK

Nomes como Pedro Barros, Pâmela Rosa e Felipe Gustavo saíram em defesa da CBSK como regente do skate no Brasil

Montagem com skatistas que se manifestaram à favor da CBSK
Foto: Divulgação

Em uma ação coordenada nas redes sociais, alguns dos principais atletas do skate brasileiro se manifestaram contrariamente à decisão da World Skate, a Federação Internacional de Esportes com “rodinhas”. No início desta semana, a entidade determinou a desfiliação da Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Nomes como Pedro Barros, Pâmela Rosa, Raicca Ventura, Felipe Gustavo, Augusto Akio e entre outros, usaram suas contas no Instagram para se posicionar em defesa da CBSK como regente da modalidade no Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Entenda o que aconteceu

Nos últimos anos, a CBSK vem acumulando episódios de atrito com a World Skate e a CBHP. O último capítulo do impasse aconteceu no início desta semana, quando a Federação Internacional decidiu desfiliar a Confederação de Skate. Com isso, definiu a entidade brasileira de hóquei em patins como regente do skate no Brasil. Contudo, por conta de se tratar do ano olímpico a transição acabou adiada e o Comitê Olímpico do Brasil assumiu a modalidade até Paris.

Como resposta, a CBSK divulgou uma carta aberta em que define a decisão da Roller Sports (World Skate) como uma “decisão arbitrária” e “carregada de teor político e cercada por irregularidades” . A entidade também acusou o COB de ter “uma postura passiva” diante de todo o processo, além de estar acatando uma “determinação ilegal” da Federação Internacional. Dessa forma, o Comitê brasileiro estaria abrindo “um perigoso precedente de insegurança jurídica”. Confira o texto completo.

Pedro Barros: “Não é justo fazer isso com o skate”

Pedro Barros, vice-campeão olímpico em Tóquio-2020 e um dos maiores ídolos do skate mundial, publicou um vídeo de quase dez minutos em seu Instagram. Além disso, ele também postou uma série de stories na rede social.

“O skate, que sempre foi uma modalidade negligenciada e marginalizada no Brasil desde os seus primeiros dias, teve crescimento e representação com a CBSK. Foram muitos anos de batalha para conseguir novas pistas, oportunidades e o direito de andar de skate. Desde a criação da CBSK, o skate teve conquistas expressivas e não foi nada fácil”, disse. 

“Acontece que desde o anúncio do skate como uma modalidade olímpica, essa visão distorcida de que o skatista é uma figura marginal ou rebelde, foi sendo alterada com o brilho olímpico. Com isso, nós, da comunidade do skate, estamos passando por muitas questões políticas – e sem sermos consultados”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Não é justo fazer isso com o skate, ou qualquer outra modalidade que se sinta invadida ou não representada. No meu ponto de vista, a forma como isso tudo vem sendo conduzido é extremamente confuso, falta diálogo e não me parece nem razoável e nem democrático. É um momento muito delicado que nós skatistas, estamos vivendo. O que está acontecendo agora é algo que pode comprometer muito o nosso estilo de vida e a nossa luta pelos próximos anos”, concluiu desse modo.

Pâmela Rosa se diz constrangida

Além disso, Pâmela Rosa, bicampeã mundial e representante do skate street feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, falou que o imbróglio vai atrapalhar sua preparação para a Olimpíada de Paris-2024. “Fico constrangida em representar uma federação que nada tem a ver conosco!!!”, declarou.

Em seguida, sua linha de pensamento recebeu corroboração de Felipe Gustavo. O skatista foi um dos mais enfáticos em sua declaração em apoio à CBSK. “Muito triste ver uma entidade que nunca fez nada pelo skatem hoje querer dominar essa parada. Não faz sentido essa corrida olímpica, se o principal motivo, que é o skate, está se perdendo. Não é sobre brigas de ego, dinheiro e entidade. É sobre o skate que me salvou e salvou muitos por aí!”, assim afirmou. 

Destaques no Pan também são contra

Destaques do park em Santiago-2023, Augusto Akio e Raicca Ventura deram fortes declarações, assim como os outros skatistas. “Tudo o que foi conquistado pelo skateboard é mérito da comunidade do skateboard”, disse Akio, que foi vice-campeão mundial em 2022. Raicca, principal nome do skate park feminino no ano passado, publicou uma foto em que beija a medalha de prata conquistada nos Jogos Pan-Americanos, com uma única frase de legenda: “Deixem o skate para os skatistas”.

CACOB se manifesta

Quem também se pronunciou foi a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB). Em nota oficial, a CACOB afirmou que está ciente da situação e trabalha junto aos atletas da modalidade para garantir que os atletas não tenham prejuízo. “Sabemos que este é um momento delicado para os atletas, onde estão concentrados em suas preparações e classificações olímpicas. Precisamos unir forças para garantir que o skate tenha o melhor desempenho e preparação possível para Paris-2024”, diz o pronunciamento oficial da CACOB.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Skate