Siga o OTD

Santiago 2023

Pâmela Rosa busca brilhar no Pan para esquecer Tóquio

Na estreia do skate nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, a brasileira Pâmela Rosa falou sobre suas expectativas para a disputa da competição

Brasileira Pâmela Rosa em ação nos treinamentos do Pan de Santiago (Julio Detefon/CBSk)
(Julio Detefon/CBSk)

Na primeira participação do skate nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil será muito bem representado com Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Raicca Ventura, no feminino, e Augusto Akio, Gabryel Aguilar e Lucas Rabelo, entre os homens. Presente nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, Pâmela contou ao Olimpíada Todo Dia suas expectativas para a disputa da nova grande competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Nos Jogos Olímpicos realizados no Japão, Pâmela Rosa não conseguiu desempenhar o seu melhor nível de skate, muito por conta da lesão sofrida no tornozelo. Dessa forma, na ocasião, a brasileira acabou em 10º lugar na disputa do street feminino. Agora, no Pan de Santiago, a skatista natural de São José dos Campos-SP busca brilhar na competição para esquecer o que ocorreu em Tóquio.

“Eu levei isso como uma inspiração, um caminho que infelizmente eu não consegui concluir que foi nos Jogos (Olímpicos), muito esperançosa por uma medalha. Mas agora estamos aqui nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e acho que é se divertindo, se adaptando com a pista e procurando não ir além do meu limite, porque infelizmente antes eu fui muito além do meu limite e aí foi quando eu me machuquei. Estamos no segundo dia de treino, estou conseguindo me adaptar, conseguindo mandar minhas manobras e agora vamos em busca dessa medalha e poder representar o skate feminino e Brasil aqui”, contou a atleta.

Outra representante do Brasil no skate park feminino, Rayssa Leal também está animada em representar o seu país na capital chilena. “Eu gosto do clima dos campeonatos e ainda não tinha tido a oportunidade de participar dos Jogos Pan-Americanos. Então estou feliz por estar aqui, curtindo esse momento com a Pan (Pâmela Rosa) e com o resto da galera do Time Brasil”, disse a jovem maranhense.

Adaptação na pista de Santiago

Após o segundo dia de treinamentos em Santiago, o cearense Lucas Rabelo contou um pouco sobre as suas impressões da pista da competição. “A pista é um pouco diferente. O flow dela tem que pensar bem. Tem que tentar encaixar com calma. Ainda bem que a gente tem mais dois dias de treino para poder nos adaptarmos melhor. Mas tem um corrimão grande que é onde eu gosto bastante de andar”, relatou o skatista.

Além disso, Raicca Ventura, promessa do Brasil no skate park feminino, falou sobre a experiência de conviver na Vila dos Jogos Pan-Americanos. “A gente come juntos, socializa com os gringos também dos outros países. A hora de comer é a hora mais legal. Você até fica trocando os pins. Estou cheia de pins de outros países. Você vê todos os países lá comendo e você comendo com o seu país. É muito diferente para mim porque não fui para as Olimpíadas. Então é legal porque é uma preparação também para as Olimpíadas. É legal estar com todos os países e você também vê os brasileiros de outras modalidades e outros esportes. Fico pensando: Nossa! Nas Olimpíadas deve ser muito legal”, contou a atleta.

*Com informações da Confederação Brasileira de Skate

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023