Siga o OTD

Skate

Gui Khury dá show e leva título da primeira etapa do Vert Battle

Atual campeão da competição, skatista curitibano mostra incrível variação de manobras e brilha no Centro Esportivo Tietê

Brasileiro Gui Khury, campeão do Vert Battle de 2023 (Eduardo Braz/Divulgação)
(Eduardo Braz/Divulgação)

Já com a marca de ter seu nome registrado no Guinness World Records com três recordes mundiais, o jovem prodígio Gui Khury foi um dos destaques deste domingo (06/08) no esporte. Na etapa de abertura do Vert Battle de 2023, o Circuito Brasileiro de Skate Vertical, ele deu novo show na recém-inaugurada pista de Half Pipe do Centro Esportivo Tietê, na Zona Norte de São Paulo, e se sagrou campeão.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Há exatas duas semanas, o skatista de Curitiba-PR foi medalhista de ouro nos X-Games, na Califórnia, com a melhor manobra no Vert, levando até os locutores do evento à loucura. Agora, Gui fez questão de mostrar tudo o que sabe também em terras brasileiras. Assim, na terceira das quatro voltas de 30 segundos a que cada um tem direito, ele abusou. Além de uma manobra 720 graus e alguns flips, encaixou um 900 graus (dois giros e meio no ar) e garantiu a nota 96,93 e o título.

“Estou feliz demais. Foi uma etapa muito style e de alto nível, numa nova pista que todos terão a oportunidade de usar daqui pra frente, por ser pública, o que só valoriza e engrandece ainda mais o skate. Com certeza, novos nomes surgirão aqui e brilharão no Vertical. Queria aproveitar para agradecer aos meus patrocinadores e treinadores por essa conquista”, disse Gui Khury, que defende o título do Vert Battle por ser o atual campeão.

Carreira de Gui Khury

Gui Khury começou a ficar conhecido no mundo do skate justamente pelos seus feitos precoces. Em 2019, emplacou seu primeiro feito no Guinness World Records, por ter sido o mais jovem a participar do maior evento de esportes radicais nos Estados Unidos, os X-Games, com 10 anos e 225 dias de vida. Logo depois, no ano seguinte, uma nova marca: a de mais jovem skatista a completar a manobra 1080 graus no Vertical. E, em 2021, ele foi o mais jovem medalhista de ouro dos X-Games na categoria masculina.

Com a nota 93,00, Rony Gomes, campeão mundial de Vertical em 2013 e idealizador do Vert Battle desde 2016, ficou com o segundo lugar. Ítalo Penarrubia, na última volta, cravou um 87,33 e completou o pódio. Bicampeão mundial e atração internacional do evento, o francês Edouard Damestoy terminou em sétimo.

Lua Vicente e Pietro Nunes largam na frente nas outras categorias

Além disso, na categoria Feminino Open, quem largou na frente na temporada do Vertical foi Lua Vicente, natural de Santos-SP, uma das skatistas da cena do Skate Park e figurinha carimbada do circuito nacional. No ano passado, ela terminou o Vert Battle em terceiro lugar. Já na categoria Amador Masculino, quem deu show desde as semifinais e se sagrou campeão da primeira etapa foi Pietro Nunes, de São Bernardo do Campo-SP.

Por fim, o Skate Vert Battle é um evento realizado pela Plataforma STU (Skate Total Urbe), homologado pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) e conta com o apoio da Oakley BR, Niggli, Santa Cruz Skateboards e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Profissional

1°) Gui Khury – 96,93
2°) Rony Gomes – 93,00
3°) Italo Penarrubia – 87,33
4°) Dan Sabino – 81,67
5°) Dan Cezar Pardinho – 79,17
6°) Mateus Guerreiro – 77,62
7°) Edouard Damestoy – 68,00
8°) Ian Landi – 65,00

Feminino Open

1ª) Lua Vicente
2ª) Helena Laurino
3ª) Marina X-Lima
4ª) Manuela Tomitake
5ª) Jéssica Santos
6ª) Fernanda Galdino
7ª) Luiza Hiumi Itiki
8ª) Emily Santos

*Com informações da SMG – Assessoria de Imprensa

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Skate