Siga o OTD

Skate

Gabriela Mazetto vai à segunda fase do Pro Tour de Roma

Gabi Mazetto vai bem na qualificatória e avança à segunda fase do Pro Tour de street em Roma

Gabriela Mazetto Pro Tour skate street Roma
Gabriela Mazetto em Roma (Foto: Julio Detefon)

Está aberta a corrida olímpica do skate para Paris 2024! Começou nesta quarta-feira (29) em Roma, na Itália, o Pro Tour de Street, primeiro evento com distribuição de pontos no ranking mundial nesta temporada. As qualificatórias femininas do evento contaram com a presença de quatro brasileiras, mas apenas Gabriela Mazetto avançou à segunda fase. Ela se junta a Rayssa Leal e Pâmela Rosa, que já estavam previamente classificadas.

+ Ana Marcela Cunha é bronze nos 10km das águas abertas no Mundial de Budapeste

Ao todo, 63 atletas participaram desta primeira fase do Pro Tour. Por critérios de organização, elas foram divididas em quatro baterias. Cada atleta pôde se apresentar em duas voltas, sendo que apenas a maior nota foi computada. Ao fim, as 27 primeiras colocadas avançaram à segunda fase.

Gabriela Mazetto foi a 14ª colocada na classificação geral. Ela entrou em ação pela última série qualificatória e marcou 48.14 logo em sua primeira volta, que foi suficiente para classificá-la. A brasileira ainda marcou 32.41 na segunda volta.

Entre as compatriotas que competiram no quali, quem teve o melhor desempenho foi Carla Karolina, que anotou 21.73 em sua segunda volta e foi a 32ª colocada. Kemily Suiara marcou 20.66 e ficou em 35º, enquanto Marina Gabriela terminou na 38ª colocação, com 18.44.

Marina Gabriela Pro Tour de skate street
Marina Gabriela (Julio Detefon)

Qualificatórias do Pro Tour

O Japão fez dobradinha nas primeiras posições desta qualificatória, com Rizu Akama na liderança, marcando 78.69, e Coco Yoshizawa na segunda colocação, com 76.03. A holandesa Roos Zwetsloot foi a terceira colocada, com 73.65. A última classificada às quartas foi a norte-americana Christine Cottam, com 28.18.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Além dessas 27 classificadas, cinco atletas já estavam previamente garantidas na segunda fase por serem as líderes do ranking mundial de skate street, incluindo as brasileiras Rayssa Leal e Pâmela Rosa. As duas entrarão em ação na sexta-feira (01). As 16 melhores colocadas desta fase avançam às semifinais. Na final, que ocorrerá no domingo (03), apenas as oito melhores disputarão.

Além do feminino, o Brasil também conta com 11 representantes no masculino. Dez deles entrarão em ação nesta quinta-feira (30), pela primeira fase da disputa: Wacson Mass, Wilton Souza, Filipe Mota, Eduardo Neves, João Lucas “Xuxu”, Gabryel Aguiar, Ivan Monteiro, Carlos Ribeiro, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo. Kelvin Hoefler, prata em Tóquio-2020, entrará direto na segunda fase.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Skate