Siga o OTD

Skate

Brasil começa corrida por Paris-2024 no Pro Tour de Roma

Representado por 17 skatistas, Brasil começa no Pro Tour de Roma a corrida classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris-2025

Pro Tour de Roma de skate
Divulgação/CBSK

O skate brasileiro começa nesta quarta-feira (29), na Itália, a corrida classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris. Em 2022, o Pro Tour de Roma e o Mundial no Rio de Janeiro serão os dois eventos que somarão pontos no ranking mundial de Street, o que ressalta a importância da competição em solo italiano.

No total, serão 17 brasileiros nas disputas em Roma, incluindo Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, medalhistas olímpicos em Tóquio. Além deles, Pâmela Rosa, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna, que também representaram o Brasil no Japão, estarão no evento.

+Virgínia Fortes Águas é ouro no skate street em Rosário 2022

“Minha segunda vez em Roma. A primeira foi no ano passado, fez parte da minha história: foi onde eu me classifiquei para os Jogos Olímpicos. E este ano eu espero poder representar o Brasil, junto com o resto do time”, destaca Felipe Gustavo, skatista da Seleção Brasileira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Entre domingo (26) e terça (28), o evento ficou reservado para as sessões de treino na pista localizada na região do Coliseu.

Nesta quarta-feira (29), será iniciada a primeira fase de disputas. Logo na abertura das classificatórias, às 3h45 da manhã (horário de Brasília), Kemily Suiara e Carla Karolina entrarão na primeira bateria de disputa. Marina Gabriela e Gabriela Mazetto estarão nas baterias seguintes.

“O clima está bem quente, a pista está quente, mas a gente vai se acostumando aos poucos. Está dando para andar de skate. Vamos nos divertir e vamos focar”, comenta Gabriela Mazetto, da Seleção Brasileira.

“Estou em Roma pela primeira vez, participando também da primeira etapa do (calendário) mundial, a minha primeira etapa. Estou muito feliz, está sendo uma experiência incrível. Fico muito feliz de estar aqui representando o Brasil e estar realizando mais um sonho meu”, completa Carla Karolina.

As classificatórias do masculino serão realizadas na quinta-feira. O Brasil será representado por Wacson Mass, Wilton Souza, Filipe Mota, Eduardo Neves, João Lucas “Xuxu”, Gabryel Aguilar, Ivan Monteiro, Carlos Ribeiro, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo.

Pâmela Rosa e Rayssa Leal, que ocupam a primeira e a segunda colocação do ranking mundial, respectivamente, e Kelvin Hoefler, quarto colocado do ranking, entrarão direto na segunda fase da competição (quartas de final), que acontece sexta-feira (01).

As quartas de final reunirão 32 atletas no feminino e 32 no masculino, considerando os pré-classificados (medalhistas olímpicos e o top 5 do ranking mundial) e os skatistas que avançarem na primeira fase.

As semifinais do evento acontecem sábado (02) com 16 atletas no feminino e 16 no masculino. As finais serão domingo (03), com os oito melhores por categoria.

Nas classificatórias e nas quartas de final, cada skatista tem direito a dar duas voltas (45 segundos), valendo como pontuação final a nota da melhor volta.

Na semifinal e na final, a nota de cada skatista será composta pela somatória de três notas: a volta (45 segundos) de maior pontuação e as duas manobras de maior nota. Cada skatista tem direito de realizar duas voltas e cinco tentativas de manobra nessas duas fases da competição.

A competição terá transmissão ao vivo das semifinais e da final pelo Olympic Channel, no Youtube, e pelo SporTV.

Programação das brasileiras na quarta-feira (29)

HEAT 1: Kemily Suiara e Carla Karolina (8h45 de Roma; 3h45 da manhã de Brasília)

HEAT 3: Marina Gabriela (11h25 de Roma; 6h25 de Brasília)

HEAT 4: Gabriela Mazetto (12h45 de Roma; 7h45 de Brasília)

Mais em Skate