Siga o OTD

Skate

Quatro brasileiros avançam às quartas do Pro Tour de Roma

Gabryel Aguilar, Filipe Mota, João Lucas Alves e Carlos Ribeiro vão à segunda fase do Pro Tour de Roma

João Lucas Alves segunda fase Pro Tour Roma skate street
João Lucas Alves (Foto: Julio Detefon)

Dez brasileiros entraram em ação nas qualificatórias masculinas do Pro Tour de Roma de skate street, nesta quinta-feira (30). Destes, Gabryel Aguilar, Filipe Mota, João Lucas Alves e Carlos Ribeiro avançaram às quartas de final após ficarem entre os 27 melhores da classificação. Kelvin Hoefler, medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, também está garantido na segunda fase.

+ Ana Marcela Cunha é pentacampeã mundial dos 25km em águas abertas

Ao todo, 140 atletas participaram desta primeira fase do Pro Tour. Por critérios de organização, eles foram divididas em quatro baterias. Cada atleta pôde se apresentar em duas voltas, sendo que apenas a maior nota foi computada. Ao fim, os 27 primeiros colocados avançaram à segunda fase.

Gabryel Aguilar foi o quarto colocado na classificação geral, marcando 71.59. Filipe Mota veio logo em seguida, aparecendo em quinto lugar com uma volta de 70.77. João Lucas Alves foi o oitavo colocado, com 60.97, enquanto Carlos Ribeiro foi o 22º, com 46.03.

Felipe Gustavo e Giovanni Vianna, que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, não avançaram de fase. Giovani ficou em 42º lugar, com 34.21, enquanto Felipe foi o 47º, com 32.52. Quem também ficou de fora da final foi Wacson Mass, em 31º, com 39.00; Eduardo Neves, em 43º com 34.07; Ivan Monteiro, em 82º com 19.43; e Wilton Souza, em 128º com 7.57.

Felipe Gustavo Pro Tour de Roma de skate street
Felipe Gustavo esteve na Olimpíada de Tóquio, mas não começou bem o ciclo para Paris (Foto: Julio Detefon)

O líder da classificatória foi o japonês Toa Sasaki, com 78.64. Destaque para o argentino Mauro Iglesias, em segundo lugar com 75.26. O último classificado para a segunda fase foi o japonês Kairi Matsumoto, com 42.24.

Próximas fases do Pro Tour

Além desses 27 classificados, cinco atletas já estavam previamente garantidas na segunda fase por serem os líderes do ranking mundial de skate street ou terem medalhado na Olimpíada de Tóquio, incluindo o brasileiro Kelvin Hoefler. A segunda fase acontecerá na sexta-feira (01). Os 16 melhores colocados desta fase avançam às semifinais. Na final, que ocorrerá no domingo (03), apenas os oito melhores disputarão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale destacar que o Brasil tem três atletas na segunda fase do Pro Tour feminino: Gabriela Mazetto, que passou pela primeira fase, e Pâmela Rosa e Rayssa Leal, líderes do ranking mundial.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Skate