Siga o OTD

Mundial de Esportes Aquáticos

Ana Marcela Cunha é bronze nos 10km no Mundial de Budapeste

Ana Marcela Cunha conquista a medalha de bronze nos 10km da maratona aquática no Mundial de Budapeste

Ana Marcela Cunha Viviane Jungblut águas abertas
Ana Marcela Cunha no pódio dos 10km em Budapeste (Foto: CBDA)

Mais um pódio para Ana Marcela Cunha. A brasileira conquistou sua 14ª medalha em Campeonatos Mundiais, ao levar o bronze nos 10km da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, na Hungria, na madrugada desta quarta-feira (29). Viviane Jungblut também participou da prova, terminando na 16ª colocação.

As brasileiras começaram bem na prova, sempre se mantendo na parte da frente do pelotão que liderava a disputa. Na altura dos 2,1km, Viviane era a primeira colocada com Ana Marcela na terceira posição.

+ Filipe Toledo dá show, vence em Saquarema e dispara no Mundial de surfe

Ao longo da prova, o pelotão das líderes foi diminuindo, com algumas atletas ficando para trás. Após os 6km, a francesa Aurélie Muller (ouro em 2015 e 2017) e a norte-americana Katie Grimes (vice-campeã nos 1500m em piscina em Budapeste) começaram a imprimir um ritmo forte, sendo seguidas de perto por Ana Marcela e pela alemã Lea Boy.

Quilômetros finais

Ana Marcela Cunha iniciou um ataque na altura dos 8km de prova, aproveitando um momento que Muller fez uma parada para reidratação para encostar de vez nas líderes. Na abertura da última volta, a brasileira estava na frente do pelotão principal, com a alemã Leonie Beck e a holandesa Sharon Van Rouwendaal também pulando para as primeiras posições.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Beck e Ana Marcela se descolaram do restante do grupo, abrindo o quilômetro final lado a lado. A partir daí, a brasileira chegou a abrir um corpo de vantagem, mas foi alcançada pela alemã e por Van Rouwendaal. O trio chegou junto no pórtico de chegada, com a holandesa batendo primeiro para levar o ouro com um tempo de 2h02min29s20. Leonie Beck levou a prata e Ana Marcela Cunha ficou com a medalha de bronze. As duas ficaram com o mesmo tempo, 50 centésimos atrás de Van Rouwendaal.

Ana Marcela Cunha Viviane Jungblut águas abertas
Ana Marcela Cunha conquistou a 14ª medalha em Mundiais (Foto: FINA)

Viviane Jungblut se manteve durante uma grande parte da prova brigando entre as 10 primeiras colocadas. Na volta final, ela caiu algumas posições, terminando no 16º lugar com um tempo de 2h03min04s90.

Esta é a segunda medalha de Ana Marcela Cunha no Mundial de Esportes Aquáticos Budapeste-2022. Ela já tinha o ouro dos 5km e disputa os 25km, prova onde ela é tetracampeã mundial, nesta quinta-feira (30). Já Viviane Jungblut encerrou sua participação no Mundial. Ela nadou piscina e águas abertas, conseguindo participar das finais dos 1500m (7º lugar) e 800m livre (8º lugar). Na maratona aquática, Viviane participou do revezamento misto (5º lugar) e dos 5km (7º lugar).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Mundial de Esportes Aquáticos