Siga o OTD

OTD Cultural

Nova geração do skate aguarda remake de Tony Hawk’s Pro Skater

Um dos jogos mais clássicos e aclamados dos anos 1990/2000, Tony Hawk’s Pro Skater será relançado em setembro; Pamela Rosa e Rayssa Leal estão ansiosas

Um dos jogos mais clássicos dos anos 1990/2000, Tony Hawk Pro Skater será relançado em setembro;

Antes visto como uma “atividade praticada por adolescentes rebeldes”, o skate foi um dos esportes que mais cresceu e se popularizou ao longo dos anos, a ponto de ser incluído na programação dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020. Sua hoje consolidada profissionalização começou a ser construída nas décadas de 1990 e 2000. Um dos muitos fatores que contribuíram com isso foi o lançamento dos dois jogos de videogame da série Tony Hawk’s Pro Skater, que ganharão versão remasterizada em setembro desse ano, para delírio dos gamers e das skatistas profissionais da nova geração Pamela Rosa e Rayssa Leal.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Desenvolvido pela empresa Neversoft e publicado pela Activison, o game é baseado no americano Tony Hawk, considerado por muitos como o maior skatista de todos os tempos. Tony Hawk’s Pro Skater juntou os melhores da modalidade à época, incluindo Tony e o brasileiro Bob Burnquist, e permitia que os jogadores os escolhessem para praticar as mais variadas manobras em três modos de jogo diferentes.

Introdução de Tony Hawk Pro Skater, lançado em setembro de 1999

Foi lançado primeiro para Play Station, mas logo chegou ao Nintendo 64, Game Boy Color, Dreamcast e N-Gage, os grandes consoles da época. Sucesso absoluto perante a crítica e ao público, Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2 se tornaram o terceiro e o segundo jogos mais vendido na década de 2000, respectivamente.

Inspiração para a nova geração

Sem uma nova versão anunciada desde 2000, Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2 continuaram sendo um sucesso entre os gamers, incluindo a nova geração de skatistas que comanda o skate mundial atualmente. Pamela Rosa, atual campeã mundial de Skate Street, por exemplo, é uma que sempre foi fanática pelo jogo, mesmo tendo nascido no mesmo ano de seu lançamento.

“Joguei bastante. Lembro até hoje, ficava o dia inteiro jogando no Play Station 2! Sempre gostei de jogar 😍,” disse Pamela em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Nove anos mais nova que Pamela, Rayssa Leal vem crescendo sob a influência de games mais modernos e com gráficos de melhor qualidade, mas demonstrou um carinho especial por um dos jogos mais clássicos de skate nos video-games.

“Joguei Tony Hawk Pro Skater pela primeira vez no ano passado. Gostei muito. Gosto bastante de games e vou comprar quando chegar na minha cidade, ” disse Rayssa Leal.

Relançamento em setembro

Há duas semanas, a Activision anunciou que irá relançar uma nova versão de Tony Hawk Pro Skater, com gráficos em 4K, mesmo elenco original, mesma trilha sonora e mapas, além, é claro, de muitas novidades. A estreia de Tony Hawk Pro Skater 1+2 está marcada para o dia 4 de setembro e foi celebrada por Tony Hawk em suas redes sociais.

Pamela Rosa revelou estar ansiosa para o lançamento. A atleta, que também é fã de outros jogos como FIFA e Free Fire, contou que em suas tardes ociosas na infância gostava de variar na seleção dos skatistas disponíveis, mas que tinha um carinho especial pelo brasileiro Bob Burnquist.

“Um grande cara e um grande atleta, inspiração para muitas pessoas! Sempre o admirei muito pelo skate e pela pessoa que ele é, grande homem 🙏🏽,” disse Pamela.

Um dos jogos mais clássicos e aclamados dos anos 1990/2000, Tony Hawk Pro Skater será relançado em setembro; Pamela Rosa e Rayssa Leal estão ansiosas pelo game
Pamela Rosa jogando FIFA durante a quarentena (Instagram/Pamelarosaskt)

Confira o trailer de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Mais em OTD Cultural