Siga o OTD

Tóquio 2020

COI aprova mudanças no sistema de classificação para Tóquio

Período de classificação do skate rumo à Olimpíada irá até 29 de junho de 2021

Pamela Rosa World Skate
Pâmela Rosa lidera o ranking mundial do street feminino (Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br)

Depois de ter anunciado as mudanças no sistema de classificação para as Olimpíadas de Tóquio, a World Skate anunciou nesta sexta-feira (29), que o Conselho Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional), aprovou oficialmente o novo calendário. Com isso, o período de qualificação para os Jogos Olímpicos segue até 29 de junho de 2021.

O calendário de classificação original da World Skate acabou caindo em desuso após a pandemia do coronavírus adiar uma série de competições qualificatórias do skate e até os próprios Jogos Olímpicos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Após a aprovação do COI, ficou confirmado que os quatro melhores resultados serão considerados para o ranking olímpico, as pontuações dos campeonatos nacionais de cada país serão somadas trimestralmente ao ranking e os eventos continentais terão suas pontuações adicionadas assim que as competições forem realizadas.

Todas as informações atualizadas sobre a qualificação olímpica da World Skate pode ser confirmada neste link.

Corrida Olímpica

Pela primeira vez na história, teremos campeões olímpicos no skate. As disputas estarão dividas entre o Street e o Park, ambos nos dois naipes, totalizando quatro eventos, com 20 atletas em cada.

Antes da pandemia, as 80 vagas seriam definidas de duas formas. Os três primeiros colocados dos mundiais de Street e de Park, em cada gênero, garantiriam as vagas, somando 12 classificados.

O Japão tem uma vaga em cada evento dos quatro eventos do skate. Sendo assim, as outras 64 vagas (16 por evento) viriam via ranking mundial. O máximo é de 12 atletas por país, três em cada evento.

Mais em Tóquio 2020