Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Primeiros brasileiros chegam à Vila Parapan-Americana no Chile

Os primeiros grupos de atletas brasileiros já entraram na Vila do Parapan de Santiago-2023

Vila Parapan-Americana de Santiago-2023 já começou a receber os atletas brasileiros para o Parapan
(Foto; Alexandre Loureiro/COB)

Parte da delegação brasileira dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 já entrou na Vila Parapan-Americana desde a noite do último domingo (12). As seleções de natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas foram as primeiras a entrar. A competição começará na próxima sexta-feira, 17 de novembro, e irá até o dia 26.

O Brasil contará com 324 atletas em 17 modalidades no Parapan de Santiago. O embarque da delegação para a capital chilena está sendo feito em grupos. O primeiro deles, que viajou no domingo, contou com 88 atletas, dos quais 38 são da natação, 24 do basquete em cadeira de rodas e 26 do tênis de mesa. Foi esse pelotão que inaugurou a Vila Parapan-Americana para o Brasil.

“Experiência única. Minha primeira vez em um Parapan. Estava muito ansioso para conhecer a Vila, espero aproveitar cada segundo aqui porque é muito importante essa competição para nós, atletas”, afirmou Samuel de Oliveira, o Samuka. Ele é nadador da classe S5 e já acumula quatro medalhas de ouro em Mundiais, mas faz sua estreia na competição continental.

A estrutura da Vila

O Brasil conta com dois prédios na Vila Parapan-Americana de Santiago-2023. Na primeira torre, são 13 andares, 92 apartamentos e 305 camas disponíveis aos atletas brasileiros. Enquanto isso, no segundo prédio, são oito andares, com 64 apartamentos e 224 camas. Na Vila, a delegação brasileira ainda terá à disposição uma área de convivência externa, um espaço administrativo e outro para atendimento de saúde, assim como um depósito.

“Estou bastante encantado com a estrutura da Vila, está maravilhosa. O voo foi bem tranquilo, conseguimos fazer uma boa chegada a Santiago. A nossa expectativa está bastante alta, vamos em busca do pódio para entrar na disputa por uma vaga em Paris 2024”, completou o paranaense Sérgio Veiga, estreante em Parapans pelo basquete em cadeira de rodas.

Depois dessas três modalidades, mais seis modalidades desembarcaram em Santiago nesta segunda-feira (13): futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, tiro esportivo e rúgbi em cadeira de rodas. Nesta terça-feira, será a vez da bocha, ciclismo, judô, tênis em cadeira de rodas e tiro com arco chegarem na capital chilena. Por fim, as delegações de atletismo, badminton e taekwondo chegarão até o dia 18.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia