Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Deanne de Almeida conquista 15º título do Grand Prix de judô

Deanne de Almeida leva o ouro no Grand Prix de judô paralímpico e conquista o 15º título brasileiro da sua carreira

Deanne de Almeida, no centro do pódio do grand prix, cercada pelas outras medalhistas da sua categoria
(Foto: Taba Benedicto/ CBDV)

Parte da elite do judô paralímpico brasileiro entrou em ação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a segunda etapa do Grand Prix, equivalente ao Campeonato Brasileiro da modalidade. Sem os atletas que irão participar dos Jogos Parapan-Americanos, o Grand Prix contou com veteranos, como os medalhistas paralímpicos Deanne de Almeida e Antônio Tenório conquistando um lugar no pódio, assim como vários novatos.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Vice-campeã paralímpica em Pequim-2008, Deanne de Almeida foi um dos destaques do dia, ao levar seu 15º título nacional. A atleta terminou em primeiro lugar na categoria acima de 70kg J2, para atletas com baixa visão. . “Hoje, é um título ressignificado, né, porque já vivi muita coisa. É diferente, porém, a emoção é igual”, explica a atleta que tem 42 anos, dos quais 23 dedicados so judô.

Ouro veterano que levou a medalha de ouro no Grand Prix foi o lendário Antônio Tenório. O tetracampeão paralímpico confirmou o favoritismo para levar o ouro na categoria até 90kg J1, para cegos totais.
+ Delegação brasileira embarca com 40% de estreantes para o Parapan
+ De olho no Pré-Olímpico, seleção feminina de basquete finaliza treinos em Portugal
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Do goalball para o judô

Mas a competição também teve espaço para novos talentos surgirem. Um dos destaque foi Wallace Lírio, na classe acima de 90kg J1. O atleta de 24 anos já competia no goalball e começou a treinar também no judô três meses atrás. E logo na sua primeira competição, Wallace já levou a medalha de ouro. “A experiência dessa competição foi bem legal para mim, uma satisfação muito grande disputar a primeira competição e já sair como campeão. Por enquanto, a gente prefere o goalball, mas é claro que dependendo de como for a evolução posso começar a pensar no judô também”, disse o atleta.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia