Siga o OTD

Santiago 2023

Leony, Rato e Mini Japa quebram tudo e avançam no breaking

Os B-boys Leony e Rato e a B-girl Mini Japa conquistaram duas vitórias cada nas batalhas do break e avançaram para as quartas de final

Na imagem, Leony faz uma manobra do breaking diante da escultura na Vila Pan-Americana.
Leony faz uma manobra do breaking diante da escultura na Vila Pan-Americana. Foto: Instagram/ @leonypinheiro

Um dos eventos que desperta maior curiosidade desde seu anúncio nos Jogos Olímpicos de Paris é o Breaking. O esporte também fez sua estreia nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, nesta sexta-feira (3). Assim, quatro atletas brasileiros dançaram nas batalhas e três avançaram às quartas de final do torneio. Os B-boys Leony e Rato e a B-girl Mini Japa venceram dois confrontos e perderam um para seguir no sonho da vaga olímpica e de ser o primeiro campeão pan-americano.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Nas batalhas do breaking, nove juízes atribuem notas em cinco critérios (técnica, vocabulário, originalidade, execução e musicalidade). Assim, cada júri determina se, na soma geral, o atleta do lado vermelho ou do lado azul que sai vitorioso em cada round. Dessa forma, a pontuação com os julgadores pode ser unânime (9-0) ou dividida (8-1 até 5-4). A vitória vem com o competidor vencendo dois rounds ou há um empate de um round para cada.

+Breaking nos Jogos Pan-Americanos 2023

Então, Leony estreou com derrota para Lil G, da Venezuela, por 2 rounds a 0 (9-0 e 5-4), na primeira rodada do grupo D. Porém, recuperou-se, vencendo Ricky Ruléz, da Colômbia, e Daf, do Chile, por 2 rounds a 0 cada e garantiu uma das duas vagas. Similarmente, Rato perdeu por 2 a 0 para Gravity, dos Estados Unidos, mas venceu Broly, da Argentina, Ninonino, do México pelo mesmo placar. Portanto, avançou dentre os dois do grupo C para as quartas.

Restou a Mini Japa

Por outro lado, o Brasil terá apenas Mini Japa como representante feminina nas fases decisivas. Isso porque a B-girl brasileira caiu no mesmo grupo A de Nathana e as duas teriam que vencer seus confrontos antes de se enfrentarem para garantir as duas na próxima fase.

No entanto, as derrotas de Mini Japa para Sunny, dos Estados Unidos, e de Nathana para Menta, do Chile, ambas por 2 a 0, quase já desclassificaram as duas brasileiras. Nathana perdeu novamente para a estadunidense, mas Mini Japa venceu Menta e manteve-se viva na competição. Desse modo, a vitória de Mini Japa diante de Nathana era necessária para impulsionar uma brasileira, ao menos. E foi o que ocorreu.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Por fim, as batalhas de quartas, semifinais e de medalhas ocorrem neste sábado e apenas os campeões de cada gênero garantem vaga olímpica. Leony enfrenta Phil Wizard, do Canadá, enquanto Rato mede habilidade contra Jeffro, dos Estados Unidos, e Mini Japa também pega a estadunidense La Vix.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023