Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil cai em armadilha venezuelana e joga para fora vaga na final

Venezuela monta estratégia para Brasil chutar bolas de 3 e buscar os rebotes. O time brasileiro não soube como sair e não vai à final

Na imagem, momento em que o Brasil tenta um arremesso de quadra contra a Venezuela.
Momento em que o Brasil tenta um arremesso de quadra contra a Venezuela. Foto: Twitter/ CBB

Com uma estratégia de marcar os jogadores mais decisivos do garrafão do Brasil, a Venezuela venceu e vai para a final. Os brasileiros não souberam sair da armadilha das bolas de três que não entravam e perdeu por 84 a 77. nesta sexta-feira (3). Dessa forma, o time verde e amarelo vai para a disputa do bronze no basquete masculino.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No primeiro quarto, o Brasil esteve irreconhecível sem eficiência de qualquer tipo de arremesso. Além disso, um aproveitamento alto da Venezuela em bolas de 3 fez o placar terminar em 25 a 15 ir a favor da seleção viñotinto. Os adversários acertaram seis em nove tentativas dos arremessos de longa distância. Por outro lado, os brasileiros converteram uma em oito.

Em seguida, o plano de deixar os armadores do Brasil chutarem de longe continuou eficiente. Assim, a Venezuela pegou 11 rebotes no segundo período contra cinco e deu sete assistências contra cinco brasileiras. Então ampliou o marcador com a vitória na parcial em 31 a 22. Isso representou uma diferença de 19 pontos no intervalo.

Quase reagiu

O Brasil ensaiou uma reação na volta do terceiro quarto, encaixou uma marcação pressão mais alta e Gui Pereira e Gabriel Jaú ganharam destaque. O primeiro foi o maior pontuador do time, com 22 pontos no total, enquanto o segundo pegou dez rebotes e deu alguns tocos impressionantes. A crescente da moral fez a equipe vencer por 20 a 14.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Por fim, a reação continuou no mesmo ritmo no último período, com o Brasil se empenhando nos rebotes, 12 a 10 e mais assistências. Chegou a diminuir a diferença para quatro pontos no marcador. Nos momentos finais, a Venezuela jogou um balde de água fria e alargou mais uma vez a margem. Perdeu por um novo 20 a 14, que não foi suficiente para tirá-la da final contra a Argentina.

No total, a Venezuela acertou 13 bolas de longe, com 45% de aproveitamento, contra 9 acertos brasileiros, que significou 25%. Justamente os 12 pontos que colocariam o time na final. Desse modo, o Brasil enfrentará o México na disputa pelo bronze, time que já venceu na estreia por 74 a 54.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Santiago 2023