Siga o OTD

Santiago 2023

Dez momentos memoráveis do Pan de Santiago 2023

Confira lista com dez momentos icônicos dos atletas brasileiros nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Laura Pigossi vibra com bandeira do Brasil na mão após título nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Laura Pigossi após ouro pan-americano (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Um dos eventos mais especiais do ciclo olímpico é os Jogos Pan-Americanos. Neste ano, a competição foi ainda mais memorável para o Brasil, uma vez que o país fez sua melhor campanha na história, em Santiago-2023, com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, totalizando 205 medalhas. Foram diversas coquistas dos atletas brasileiros, que vão ficar marcadas para sempre na memória dos torcedores. Em clima de retrospectiva, o OTD traz uma lista com alguns desses momentos marcantes do Pan de Santiago-2023.

1 – Semifinal de Laura Pigossi no tênis

Iniciando a lista, começamos com a emocionante partida entre Laura Pigossi e argentina Julia Riera, pela semifinal do torneio de simples feminino do tênis. Além da classificação para a final, o duelo também valia vaga olímpica para Paris-2024. Em quadra, Riera venceu o primeiro set por 6/4, mas Laura ganhou a segunda parcial, devolvendo o placar. No set decisivo, a argentina chegou a sacar para fechar a partida em 5/3, mas Laura conseguiu a quebra. No tie-break, a brasileira ganhou por 7-5, depois de dois match points desperdiçados e três horas de partida jogada. Medalhista olímpica em Tóquio-2020, Laura carimbou o passaporte para Paris-2024 e ainda sagrou-se campeã pan-americana em Santiago-2023. Após vencer Riera, ela superou a também argentina Maria Carlé na final.

2 – Campanha quase perfeita do boxe brasileiro

atletas e comissão técnica do boxe brasileiro pousam para foto em cima do ringue dos jogos pan-americanos santiago-2023
Boxe fez sua melhor campanha em Pans (Foto: Wander Roberto/COB)

Seguindo adiante com a lista, temos a fantástica campanha do boxe brasileiro, que conquistou 12 medalhas em 13 possíveis. O momento mais especial para a modalidade foi, sem dúvidas, no dia 26 de outubro, quando aconteceram as semifinais da competição. Nove brasileiros venceram suas lutas e, além de vagas na final, carimbaram vaga olímpica para Paris-2024. Ao todo, o país obteve quatro ouros, cinco pratas e três bronzes. O destaque ficou com o boxe feminino, que levou os quatro ouros. Beatriz Ferreira sagrou-se bicampeã pan-americana na categoria até 60kg.

3 – Ouro no sprint final de Miguel Hidalgo

Um dos momentos mais emocionantes dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 foi a disputa masculina do triatlo, vencida pelo jovem brasileiro Miguel Hidalgo. Ele, o mexicano Crisanto Grajales e o norte-americano Matthew Elroy chegaram igualados na reta final e a decisão das medalhas ficou para o sprint final. Miguel teve fôlego para dar um forte pique e deixou os adversários para trás, conquistando sua primeira medalha de ouro em Pans. Dois dias mais tarde, ele voltou a competir, agora no revezamento misto, e também ajudou a equipe brasileira a conquistar um ouro.

4 – 100% de aproveitamento na ginástica rítmica

conjunto ginástica rítmica pan de santiago-2023
Além de ir bem no Pan, Brasil também foi bem no Mundial e ginástica rítmica (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Uma das modalidades mais vitoriosas do esporte brasileiro em 2023 foi a ginástica rítmica e no Pan de Santiago, isto não foi diferente. A GR gabaritou a competição da capital chilena, conquistando todos os oito ouros que estavam em disputa. Foram três no conjunto e cinco no individual geral, três com Barbara Domingos e dois com Maria Eduarda Alexandre. Além disso, as ginastas brasileiras fizeram dobradinhas em todas as cinco provas individuais, obtendo maais quatro pratas e um bronze.

5 – Handebol feminino é hepta

Procura-se rival nas Américas. É esse o cenário da seleção brasileira de handebol feminino, que ganhou mais uma vez a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, obtendo o heptacampeonato da competição. Assim como em edições anteriores, a equipe brasileira fez uma campanha avassaladora e não deu margens para os adversários, vencendo a Argentina na final. Com mais um ouro, o Brasil garantiu vaga na Olimpíada de Paris-2024. Após o pódio, as jogadoras brasileiras até fizeram uma coreografia que viralizou nas redes sociais.

6 – Bruna Alexandre disputa Pan pela primeira vez

Uma história memorável de Santiago-2023 foi a de Bruna Alexandre, que tornou-se a primeira atleta paralímpica brasileira a disputar os Jogos Pan-Americanos. Bruna precisou amputar o braço direito com três meses de vida, após uma vacina mal aplicada, que lhe gerou trombose. Ela disputou duas edições de Jogos Paralímpicos e, inclusive, conquistou duas medalhas em cada uma das edições. Em Santiago-2023, a atleta conquistou a medalha de bronze no torneio por equipes femininas do tênis de mesa, ao lado das irmãs Bruna e Giulia Takahashi.

7 – O salto perfeito de Rebeca Andrade

Uma estrela mundial como Rebeca Andrade não poderia ficar de fora de nossa lista. Afinal, ela fez um dos melhores saltos da história na final do Pan de Santiago-2023. A carioca executou um Cheng, um salto onde a ginasta faz um rodante com meia volta, seguido de um mortal para frente com uma pirueta e meia, quase perfeito e recebeu 9.733 de execução, que a coloca em um patamar elevadíssimo na história da ginástica artística. Foi o primeiro Pan de Rebeca, que levou dois ouros e duas pratas.

8 – Conto de fadas do beisebol

A seleção brasileira de beisebol teve um roteiro de cinema em Santiago. A equipe chegou como azarão e derrubou potências mundiais da modalidade, de uma por uma, até chegar na grande final, onde acabou derrotada pela Colômbia e ficou com a medalha de prata. Foi o primeiro pódio brasileiro na modalidade, que não tem tanta tradição no país. Em sua jornada, o Brasil derrotou Venezuela, Cuba, Panamá e a própria Colômbia.

9 – O ouro que faltava para Rafaela Silva

Rafaela Silva é uma das maiores judocas de todos os tempos. Vitoriosa, ela tem no currículo dois títulos mundiais, um ouro olímpico, liderança do ranking mundial e ouros em Grand Slam e em Grand Prix. Mas faltava uma conquista em sua coleção: o título dos Jogos Pan-Americanos. Ela chegou a ganhar o ouro em Lima-2019, mas foi pega no doping e perdeu a medalha. Em Santiago-2023, não teve quem a parasse. Rafa fez uma campanha avassaladora e levou o ouro para casa, o que rendeu muita emoção ao final da competição.

Rafaela Silva com a medalha de ouro e o sorriso no Pan de Santiago-2023
Rafa teve medalha retirada em Lima-2019, mas voltou a conquistá-la em Santiago (Foto: Anderson Neves/CBJ)

10 – Cachorrão cumpre promessa e leva quatro ouros

Por fim, fechando a nossa lista com chave de ouro, temos Guilherme Costa, o Cachorrão. Principal nadador brasileiro da atualidade, ele foi o atleta mais vencedor de sua modalidade no Pan de Santiago. Antes da competição, chegou com a promessa de conquistar o ouro nas quatro provas que ele disputaria. Falou e assim fez. Cachorrão levou quatro ouros, três em provas individuais (400m, 800m e 1.500m) e uma no revezamento 4x200m livre, e voltou da capital chilena com excesso de bagagem.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023