Siga o OTD

Santiago 2023

Bronze por equipes coloca Toldo na história do Brasil no Pan

Pedro Marostega e Henrique Marques formaram o time ao lado do gaúcho de 31 anos, que passa a ser o esgrimista brasileiro com mais medalhas em Jogos Pan-Americanos

Guilherme Toldo esgrima jogos pan-americanos santiago 2023 brasil guilherme toldo florete masculino sabre feminino pan
Henrique, Toldo e Marostega, de frente, da esquerda para a direita (Felipe Quintana/Santiago 2023)

Santiago – O time brasileiro de florete masculino conquistou a medalha de bronze em Santiago 2023. Com isso, Guilherme Toldo, um dos integrantes da equipe junto de Pedro Marostega e Henrique Marques, passou a ser sozinho o maior medalhista da esgrima brasileira em Jogos Pan-Americanos. Tem seis, uma a mais do que o espadista Arthur Cramer Ribeiro, esse detentor do único ouro do país na modalidade, em Winnipeg 1967. O torneio foi nesta sexta-feira (3), segundo dia de competições por equipes no Centro de Deportes Paralímpicos.

O bronze saiu após vitória por 45 a 36 sobre o Chile, dos irmãos Gustavo e Juvenal Alarcon, e o primo deles, Leopoldo Alarcon. Além de toda a empolgada torcida que compareceu ao ginásio. Marostega abriu vencendo Gustavo por 5 a 1. Toldo fez o segundo jogo num duelo acirrado contra Juvenal que terminou 5 a 5, somando 10 a 6 para o Brasil. Marques veio a seguir contra Leopoldo, começou mal, mas venceu e acrescentou mais um ponto de vantagem para os brasileiros: 15 a 10.

Guilherme Toldo esgrima jogos pan-americanos santiago 2023 brasil guilherme toldo florete masculino sabre feminino pan
Toldo em meio ao duelo pelo bronze (Felipe Quintana/Santiago)

Marostega voltou para a pista contra Juvenal Alarcon e segurou a vantagem em três pontos no 20 a 17. Marques foi o quinto brasileiro a jogar, desta vez contra Gustavo, e os anfitriões descontaram mais um. Toldo entrou para o segundo jogo dele com o Brasil vencendo por 25 a 23. Pegou Leopoldo Alacron, o Polo, principal nome da equipe e recolocou a vantagem em quatro no 30 a 26. Henrique Marques abriu a última série contra Juvenal e manteve a distância. Faltavam dois: Masoterga contra Polo e Toldo fechando contra Gustavo. Pedro entregou com 40 a 35 e Toldo completou o serviço.

Dono das medalhas

Das seis medalhas de Guilherme Toldo, duas foram em torneios individuais, a primeira em Guadalajara 2011 e a segunda agora em Santiago. As outras quatro foram por equipes, em sequência. Começou com bronze em Guadalajara 2011 e depois vieram duas pratas, em Toronto 2015 e Lima 2019, antes do novo bronze desta sexta no Pan da capital chilena. O gaúcho de 31 anos é o melhor ranqueado do Brasil no florete masculino, 33º do mundo. Comandou o time vencendo sete dos nove jogos que fez e perdendo apenas um.

Henrique marques esgrima jogos pan-americanos santiago 2023 brasil guilherme toldo florete masculino sabre feminino pan
Henrique, contra os mexicanos (Felipe Quintana/Santiago)

Vitória com autoridade

O tormeio por equipes de florete masculino começou pelas quartas de final. O Brasil tinha o México pela frente e fez 45 a 34 vencendo seis e perdendo apenas um dos nove jogos. Pedro Marostega e Guilherme Toldo abriram 10 a 2 para o Brasil nos primeiros dois confrontos, mas Tommaso Archilei bateu Henrique Marques no terceiro e descontou para 13 a 11. A disputa apertou com dois empates seguidos, e os brasileiros retomaram o protagonismo levando os quatro últimos jogos com Toldo, Marques, Marostega e Toldo, pela ordem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Nos outros confrontos, os Estados Unidos venceram a Venezuela, e o Chile, com muito apoio da torcida, derrotou a Argentina. Assim, estadunidenses e chilenos formaram uma semifinal. A outra foi entre Brasil e Canadá, que derrotou a Colômbia na primeira rodada. No time canadense, Maximilien van Haaster entrou como o 34º do ranking mundial de esgrima, Blake Broszus, o 49º e Liu Patrick, 54º. Do lado brasileiro, Guilherme Toldo ocupava a 33º colocação, Pedro Marostega, a 104º e Henrique Marques figura como o 148º do mundo. Apesar das diferenças, a disputa foi eletrizante.

esgrima jogos pan-americanos santiago 2023 brasil guilherme toldo florete masculino sabre feminino pan
(Dragomir n/Santiago 2023 via Photosport)

Ponto a ponto

Henrique abriu contra Haaster e fez um jogo igual, perdendo por 5 a 4. Toldo veio depois, contra Liu Patrick, e virou para o Brasil deixando 10 a 6 no placar. Marostega manteve o embalo contra Broszus e deixou a pista com 15 a 10 a favor. Porém, Liu Patrick reagiu contra Marques e empatou no 17 a 17 após o quarto dos nove confrontos previstos. No quinto, Marostega começou mal contra Haaster, se recuperou, mas o Canadá saiu do duelo vencendo por 25 a 24.

Na sequência, Guilherme Toldo perdeu o primeiro confronto no dia, para Broszus, e os canadenses abriram 30 a 27. Marostega cortou um de desvantagem ao derrotar Liu Patrick. Broszus veio na sequência, venceu Marques por 6 a 0 e abriu a maior vantagem do confronto. Fez 40 a 35 a favor do Canadá faltando apenas um jogo. Restava a Toldo tentar uma virada contra Haaster, mas não deu. Ele bateu o adversário, mas vitória foi canadense por 45 a 41. Assim, o Brasil foi disputar o bronze.

Sabre feminino

O sabre feminino também foi para a pista nesta sexta, com Karina Trois, Luana Peckelman e Pietra Chierighini. Elas terminaram na quinta colocação. Perderam primeira rodada, as quartas de final, para a Argentina por 45 a 39 e foram para a chave de quinto a oitavo lugar. Venceram primeiro o Chile por 45 a 29 e a, logo depois, a Venezuela por 45 a 33. Sábado (4) é o último dia da esgrima no Pan de Santiago, reservado para espada feminina e sabre masculino.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Santiago 2023